A mostra “Riscos! Aprender e Evitar”, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal através do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, permite, com recurso a diversos suportes, que a população reconheça um conjunto de riscos e fique capacitada a adotar estratégias de autoproteção.

Em quatro módulos, são apresentados os principais riscos presentes nos quatro elementos da natureza – terra, ar, água e fogo – em painéis com informações escritas e imagens, mas também em jogos de computador e em simuladores, o que, neste caso, constitui uma novidade nesta exposição, a qual já passou por diversos pontos da cidade, desde março.

Os simuladores, de reforço da interatividade da mostra a inaugurar no dia 30, às 17h30, possibilitam a representação dos diferentes fenómenos, como a possibilidade de as pessoas sentirem a intensidade provocada pelas ondas sísmicas.

Suportes com os sons da natureza, como ondas do mar, ventos fortes, sismos e o crepitar do fogo, fazem igualmente parte desta exposição enquadrada na missão do Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros de Setúbal de informação e formação das populações sobre a identificação e prevenção dos riscos naturais e tecnológicos.

“Riscos! Aprender e Evitar” é inaugurada pela presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, em cerimónia que inclui uma atuação do Teatro do Elefante com a peça “Terra”. O público pode visitar a exposição no piso P4 do Alegro até 30 de março, no horário de funcionamento do centro comercial.