O FlaminGO Fest, promovido pela Câmara Municipal, pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, pela Reserva Natural do Estuário do Sado e pelo Natural.PT, é um evento de promoção turística que alia as vertentes de natureza e desportiva, enquadrado numa lógica de sustentabilidade ambiental.

As riquezas e os encantos do Estuário do Sado são dados a conhecer num conjunto de atividades, a grande maioria de participação gratuita, nas quais se incluem passeios de barco e caiaque, assim como visitas em charrete pela Herdade da Mourisca, na qual existe um Moinho de Maré, epicentro das iniciativas.

A possibilidade de contemplação de aves é um dos atrativos do FlaminGO Fest. Num percurso a bordo de uma embarcação no Estuário do Sado, os participantes têm a possibilidade de apreciar, com recurso a binóculos, algumas das aves da reserva natural, como flamingos e garças.

A atividade de observação de aves, paga, com saídas de hora a hora ao longo dos três dias do certame, custa dez euros para os adultos, enquanto as crianças e jovens dos 10 aos 16 anos pagam cinco. As reservas, diárias, para embarque no MiraSado, com uma lotação máxima de 11 pessoas, são feitas no local.

Além das atividades mais vocacionadas para o turismo de natureza, o evento conta com uma mostra e venda de produtos regionais no Moinho de Maré da Mourisca, assim como com conjunto de atividades desportivas, como BTT, ioga e chi kung e aulas de zumba, de danças latinas e de golf.

No âmbito desportivo destaque ainda para a FlaminGO Run Sado, a 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente. A atividade, com início às 10h00, inclui uma corrida de dez quilómetros e uma caminha com seis. As inscrições, até 3 de junho, são feitas na Junta de Freguesia do Sado ou em www.flamingorun.ips.pt.

O FlaminGo Fest, com atividades no dia 3, a partir das 14h00, no dia 4 a partir das 07h00 e a 5 desde as 09h30, propõe ainda workshops de anilhagem de passeriformes, animações para crianças, com pinturas faciais e balões, e iniciativas ao pôr do sol, como fotografia e desporto.

Ao longo dos três dias do evento, organizado com o apoio e patrocínio de várias entidades e que dá particular destaque ao flamingo, uma das aves mais emblemáticas do Estuário do Sado, há menus gastronómicos assegurados pela chef Fernanda Amaro, na Casa do Pão.