Mata | Estreia no Fórum Municipal Luísa Todi

“Mata”, encenação do Teatro Estúdio Fontenova e da Companhia Mascarenhas-Martins, inspirada num clássico do escritor japonês Ryūnosuke Akutagawa, estreou no dia 16, no Fórum Municipal Luísa Todi.


As duas companhias juntaram-se para levar a cena a adaptação e encenação de Rosa Dias, com a peça, em estreia absoluta, a ser apresentada ao público entre os dias 16 e 19.

Sobre a parceria desenvolvida com a Companhia Mascarenhas-Martins, do Montijo, o diretor artístico do coletivo setubalense Teatro Estúdio Fontenova, José Maria Dias, sublinhou que “é uma relação que faz lembrar o Parlamento: tem de haver cedências de ambas as partes para que se consigam os melhores resultados, e houve harmonia”.

Mesmo quando as sensibilidades artísticas poderiam indicar interpretações ou aproximações diferentes à dramaturgia, “o diálogo e o compromisso entre ambas as companhias ajudaram a superar qualquer dificuldade que, naturalmente, acontece sempre em projetos desta natureza”.

José Maria Dias sente, ainda, no contexto da retoma cultural à normalidade depois da crise pandémica que o país atravessou ao longo de mais de um ano, que a nova coprodução, em termos de público, correu quase como normal, apesar das restrições ainda em vigor.

O diretor artístico do Teatro Estúdio Fontenova aponta, igualmente, que “as pessoas já começam a aparecer nos espetáculos, mesmo que se note o facto de que alguns hábitos anteriores à pandemia, como a assiduidade com que o faziam, ainda estejam algo adormecidos”.

Além da encenação, Rosa Dias integrou o elenco da peça, constituído ainda por João Jacinto, Pedro Nunes, Inês Monteiro Pires e André Reis.

“Dentro do Bosque” é a obra de Ryūnosuke Akutagawa na qual se inspira “Mata”.

Publicado em 1922, é um conto constituído por sete versões diferentes do assassinato de um samurai. Cada versão ajuda e prejudica, em simultâneo, o entendimento do leitor sobre o homicídio, gerando uma história complexa e contraditória dos acontecimentos que coloca em causa a capacidade do Homem em perceber e transmitir a verdade de forma objetiva.

Depois da estreia no Fórum Municipal Luísa Todi, “Mata” é agora apresentada no Montijo, entre os dias 23 e 26, no Cinema-Teatro Joaquim d’Almeida.