A delegação romena, da cidade de Rucar, com a qual Setúbal estabeleceu uma parceria no âmbito do projeto da União Europeia “Comenius Regio”, da área do ensino e inserção profissional, é composta por empresários, funcionários de uma escola de ensino profissional e representantes do município local.

Para a autarca Ana Worovenci, do município de Rucar, a visita a Setúbal constitui uma oportunidade de “conhecer outras maneiras de gerir” e de “ver o que de bom se faz noutras localidades” de modo a poder ser aplicado na edilidade onde a eleita tem responsabilidades ao nível da cultura, educação e inclusão social.

Entre os exemplos de “boa governação que é feita em Setúbal”, Ana Worovenci apontou a relação estabelecida entre o meio escolar e as empresas sediadas no concelho de Setúbal, o que resulta em “modos reais de dar empregos a jovens e a pessoas em situações económicas desfavoráveis”.

Ana Worovenci destacou o papel das escolas profissionais na dinâmica do emprego, já que quem as frequenta apresenta competências práticas que não são obtidas exclusivamente com um diploma.

Durante a receção à delegação romena, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, com recurso a um mapa, apresentou o município em números, população e área, e caracterizou algumas zonas urbanas, rurais e naturais e as respetivas valências, quer a nível urbanístico, cultural, industrial e ambiental.

Maria das Dores Meira falou das potencialidades de Setúbal, que permitem ter eventos desportivos como uma competição de natação em águas abertas de qualificação para os próximos Jogos Olímpicos e a candidatura da Arrábida a Património Mundial, a par da maior fábrica de exportação de papel do mundo, da reparação naval e dos produtos regionais de excelência como ostras, queijos, vinhos e doçaria.

“É um trabalho árduo e muito difícil mas está-se a conseguir uma cidade que se imponha pelos excelentes produtos que tem e que se projete para o mundo como um grande destino turístico”, indicou.

A autarca referiu-se igualmente à multiculturalidade e à imigração que caracterizam Setúbal, sem esquecer as situações de pobreza que afetam parte da população, “resultantes de políticas governamentais desreguladas”, situações que a Câmara Municipal enfrenta “com recurso a obras e também através do trabalho conjunto com instituições para a promoção do emprego e da inclusão social”.

Na cerimónia estiveram presentes representantes da Fundação Escola Profissional de Setúbal e da Associação Edinstvo, formada por imigrantes e sediada na cidade sadina.

A delegação de Rucar, em Portugal até dia 26, visita no dia 24 a Fundação Escola Profissional de Setúbal, a Fortaleza de S. Filipe, a adega José Maria da Fonseca e o fabrico de tortas de Azeitão.

A comitiva romena desloca-se igualmente a Lisboa e a Fátima, sendo que, no feriado nacional, assiste às comemorações do 25 de Abril em Setúbal.