A obra serviu de ilustração a um trabalho jornalístico publicado inicialmente na edição de 28 de abril de 2013 da Notícias Magazine, sobre a passagem de duas semanas de García Márquez por Lisboa no verão de 1975 para escrever um conjunto de reportagens sobre o Portugal saído da ditadura para a revista Alternativa, que fundou com outros intelectuais colombianos.

A adição deste novo desenho, que se junta a outros dez cartoons e dez caricaturas de figuras públicas de diferentes quadrantes da mostra de André Carrilho “Estado de Graça”, organizada pelo atelier DDLX em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal, é uma forma de homenagear Gabriel García Márquez, falecido recentemente, e a democracia portuguesa.

A exposição, inaugurada a 11 de abril, inclui um conjunto de desenhos que percorrem com sagacidade temas nacionais e internacionais dos últimos anos, como a dívida e a crise, os casos de pedofilia na Igreja e a liberdade de expressão, publicados em títulos da imprensa como o Diário de Notícias, a Vanity Fair e o The Independent on Sunday.

Além de García Márquez, entre as personalidades caricaturadas é possível encontrar o estadista Nelson Mandela e os atores Rowan Atkinson (Mr. Bean) e Hugh Laurie (Dr. House). O ator britânico Russell Brand e o presidente russo Vladimir Putin juntos numa caçada e o líder coreano Kim Jong-un à mesa com o crítico gastronómico de televisão Anthony Bourdain são outros dos desenhos.

“Estado de Graça”, patente até 11 de maio na Galeria de Exposições da Casa da Cultura, pode ser vista de terça a quinta-feira das 10h00 às 24h00, às sextas e aos sábados até à 01h00 e aos domingos até às 20h00.