A Taça de Portugal e o Memorial Sá Fernandes de Ginástica Acrobática, integrados no calendário desportivo de Setúbal Cidade Europeia do Desporto 2016, organizado pela autarquia setubalense, contaram com a participação total de 208 atletas, em representação de 16 clubes.

Os ginastas competiram em provas nos escalões de pares femininos, masculinos e mistos e grupos femininos e masculinos, no Memorial Sá Fernandes, e nos escalões de esperanças e de absolutos, na Taça de Portugal.

No torneio de sábado, dividido entre a Taça de Portugal, de manhã, e o Memorial Sá Fernandes, à tarde, foram realizadas provas nas vertentes de equilíbrio, dinâmico e combinado.

Nos pares femininos, a vitória sorriu a Sara Sêco e Sofia Santos, do Agrogym Clube de Coimbra, enquanto em pares mistos, Monika Jóhannsdóttir e Rodrigo Grilo, do Imortal Basket Clube, não deram hipóteses aos adversários.

Catarina Silva, Sofia Lopes e Valentina Franchi, do Ginásio Clube Português, foram as mais fortes no escalão de grupo feminino.

Ainda no Memorial Sá Fernandes, a Sociedade Euterpe Alhandrense alcançou o lugar mais alto do pódio na classificação geral de equipas.

Carolina Monteiro, Leonor Cartaxo e Leonor Cavilhas, do Ginásio Clube Português, ficaram no primeiro posto da Taça de Portugal no escalão de absolutos, enquanto João Martins e Madalena Carlos dominaram em esperanças.

A Taça de Portugal e o Memorial Sá Fernandes de Ginástica Acrobática, provas de âmbito nacional, foram organizadas conjuntamente pela Federação de Ginástica de Portugal e pela Câmara Municipal de Setúbal.