10° Nublado
Setúbal | Baixa

Uma iniciativa de cidadania europeia que alerta para a necessidade de uma política que garanta a igualdade das regiões tem em curso uma recolha de assinaturas online com o objetivo de levar o assunto à discussão pelos decisores europeus.


Com mais de um milhão de assinaturas já recolhidas, uma delas da presidente da Câmara Municipal de Setúbal, a Iniciativa de Cidadania Europeia nas Regiões Nacionais defende que a política de coesão da União Europeia deve prestar especial atenção às regiões com características nacionais, étnicas, culturais, religiosas ou linguísticas diferentes das regiões circundantes.

De forma a garantir a manutenção destas características, é defendido que estas regiões devem ter iguais oportunidades de acesso aos vários fundos da União Europeia e ver garantidas políticas de prevenção do atraso económico, de sustentação do desenvolvimento e de preservação das condições de coesão económica, social e territorial.

Para que esta ação seja levada a discussão nos órgãos decisores europeus é necessário reunir um número mínimo obrigatório de assinaturas em, pelo menos, sete estados-membros da União Europeia.

Todos os cidadãos maiores de 18 anos podem subescrever a iniciativa até ao dia 7 de novembro na ligação https://eci.ec.europa.eu/010/public/#/initiative.