Edição de 2023 do projeto de voluntariado ambiental Consciente(mente), desenvolvido pela Câmara Municipal em parceria com as juntas de freguesia, envolveu 33 jovens voluntários

Uma placa alusiva ao primeiro lugar nos Prémios Regionais de Boas Práticas de Voluntariado Jovem 2023 atribuído ao município de Setúbal pelo desenvolvimento do projeto Consciente(mente)! é descerrada no dia 22, na Casa do Largo.


O Consciente(mente)!, projeto de voluntariado para promoção da defesa do meio ambiente, foi distinguido com o primeiro prémio ao nível da região de Lisboa e Vale do Tejo numa iniciativa promovida pelo Instituto Português do Desporto e da Juventude para reconhecer as boas práticas de promoção do voluntariado jovem.

O descerramento da placa alusiva ao prémio entregue à Câmara Municipal de Setúbal em cerimónia realizada no dia 5 de dezembro, no Centro de Juventude de Lisboa, decorre no dia 22, pelas 15h00, junto das instalações da Divisão da Juventude, na Casa do Largo.

A iniciativa inclui a exibição de um vídeo com uma breve apresentação do projeto Consciente(mente)!, a que se seguem intervenções do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, do vereador com o pelouro da Juventude, Pedro Pina, e de elementos da equipa técnica responsável pela dinamização do projeto, bem como testemunhos de voluntários.

A edição de 2023 do Consciente(mente)!, promovido em parceria com as juntas de freguesia do concelho, ao abrigo do programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, do IPDJ, envolveu um total de 33 jovens, com idades entre os 14 e os 24 anos.

Os jovens participaram em diversas atividades em todo o território do concelho, que contemplaram a pintura e requalificação de equipamentos públicos, ações de recolha de resíduos e ações de sensibilização ambiental.