26° Céu limpo
Obras de beneficiação no Jardim do Monte Belo

O projeto de requalificação do Jardim de Monte Belo Sul já está em curso no terreno, com ações executadas pela Junta de Freguesia de São Sebastião que incluem a instalação de mobiliário urbano e novos equipamentos, renovação e reabilitação de estruturas e ainda a regeneração do espaço verde.


No âmbito deste investimento, realizado pela Junta de Freguesia de São Sebastião e pela Câmara Municipal de Setúbal, foram já instalados naquele espaço de lazer uma pérgula de sombreamento e alguns bancos. O projeto abrange ainda a instalação de mesas e bancos de piquenique, máquinas de ginástica, bebedouro e suporte metálico para parqueamento de bicicletas.

A recuperação do anfiteatro, muretes e calçadas, está igualmente prevista, assim como o embelezamento do espaço verde com a plantação de árvores e arbustos, intervenções que vão tornar este espaço ainda mais acolhedor e atrativo. Posteriormente, na época devida, será executada a reabilitação do sistema de rega.

A requalificação deste espaço de lazer surge no âmbito da estratégia delineada pela Junta de Freguesia de São Sebastião, em parceria com o município de Setúbal, para regenerar alguns locais do território que se encontravam subaproveitados. O objetivo é aliar a esta vertente material, a dinamização de eventos culturais, tais como a Feira do Fumeiro, o Magusto de São Sebastião, as noites de fado e os bailes, levando a população a usufruir destes espaços, potenciando o fortalecimento das relações entre vizinhos e reforçando, consequentemente, a coesão do tecido social da freguesia.

De referir que o investimento público no jardim de Monte Belo foi acompanhado por um investimento privado do concessionário do quiosque “BAMA” que ampliou as suas instalações com uma esplanada coberta e um conceito lounge/restaurante.