Rampa da Arrábida 2024 - O vencedor, José Correia, recebeu o troféu das mãos do presidente da Câmara, André Martins

José Correia, ao volante de um Norma FC20, voltou a vencer a Rampa da Arrábida em 17 de março, dominando todas as subidas da 33.ª edição da prova setubalense, que este ano abriu o Campeonato de Portugal de Montanha JC Group.


O patrão e piloto do JC Group Racing Team foi o mais rápido nas três subidas oficiais à rampa com 3500 metros de extensão, para terminar com o tempo agregado de 3 minutos, 24 segundos e 321 milésimos e deixar no segundo lugar o tricampeão do Campeonato de Portugal de Montanha, Hélder Silva, com um Osella, que tinha ganhado a prova no ano passado, interrompendo uma sucessão de duas vitórias de José Correia.

Estamos todos de parabéns, Setúbal e o país, porque temos uma prova de excelência que bateu todos os recordes de participação, tanto dos automobilistas como de público aqui na Serra da Arrábida”, disse o presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, antes de entregar o troféu a José Correia.

Responsáveis da organização, a cargo do Clube de Motorismo de Setúbal, que contou com vários apoios, incluindo do Município de Setúbal, estimam que em 16 e 17 de março, sábado e domingo, tenham estado cerca de 20 mil espetadores na Serra da Arrábida.

O presidente da Câmara considerou que “Setúbal também está de parabéns por ajudar a promover esta iniciativa”, saudando em particular a organização e as empresas do tecido empresarial da região de Setúbal envolvidas na prova, que “traz gente de todo o país, em particular do Norte, onde o desporto automóvel está mais implantado”.

André Martins sublinhou que esta edição demonstrou que é possível “realizar uma prova de automobilismo na Arrábida com as preocupações e a credibilidade do controlo ambiental”, porque a organização é “credenciada por várias entidades que garantem o controlo ambiental da participação dos automobilistas”, o que classificou como “muito importante”.

O autarca agradeceu à organização da prova e a Setúbal “por estar presente na Rampa da Arrábida”, afirmando que a cidade também está de parabéns por a prova ter “um grande impacto na região de Setúbal e na região de Lisboa”.

O último lugar do pódio foi conquistado por Vítor Pascoal, ao volante de um Porsche 991 GT3 Cup, que foi o vencedor na categoria GT. Nuno Guimarães (Silver Car S2) venceu na categoria Protótipos B, Luís Nunes (Skoda Fabia R5) a Super Challenge, Parcídio Summavielle (Cupra TCR) a Turismo, Daniel Rolo (Nissan Sunny GTI) a Legends, Flávio Saínhas (Ford Escort MK I) a Clássicos de Montanha, Armando Freitas (Toyota Starlet) a de 1300 e Tiago Pinto (LBS Motor Club RX 01) a Taça de Portugal de Kartcrosse de Montanha.

A Rampa da Arrábida contou com 58 inscritos na prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group e mais 14 na da rampa regional.