Presidentes da Câmara e da Junta de Freguesia de São Sebastião, André Martins e Luís Matos, visitaram obra de requalificação dos passeios na Avenida Soeiro Pereira Gomes

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, afirmou que as parcerias com as juntas de freguesia estão a dar resultados, numa visita a obras de requalificação de passeios na zona dos bairros 1.º de Maio e da Terroa.


“Esta parceria, que tem vindo a ser reforçada, da Câmara Municipal com as juntas de freguesia estão a dar frutos”, disse o autarca em vésperas do Natal, ao visitar as obras, em conclusão, de requalificação integral dos passeios na Avenida Soeiro Pereira Gomes, a qual divide aqueles dois bairros.

Iniciada na última semana de novembro e com um prazo de conclusão de 140 dias, a intervenção vai prosseguir nas ruas Serra da Arrábida e Serra de São Luís, na Terroa, e implicou um investimento da Junta de Freguesia de São Sebastião no valor de 114 mil euros, com a taxa de IVA incluída, tendo a Câmara Municipal participado com a elaboração do projeto e com o acompanhamento técnico e fiscalização da obra.

André Martins sublinhou que em causa estava a requalificação de um espaço público numa zona em que a degradação do piso começou a “criar dificuldades à circulação pedonal dos moradores”, num bairro que tem “uma população algo envelhecida”.

Depois de lembrar que a substituição do piso dos passeios “facilita o movimento” da população, o presidente da Câmara assegurou que este tipo de requalificação vai acontecer “um pouco por toda a cidade” durante o ano de 2024.

“É esse o compromisso que nós temos com as populações e, naturalmente, vamos cumprir esse compromisso”, disse.

O presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Luís Matos, notou que a situação em que o pavimento dos passeios se encontrava era perigosa para quem neles circulava, salientando que a obra decorre “em estreita cooperação com a Câmara Municipal, que é um parceiro importantíssimo” na realização deste tipo de intervenções.

“É uma intervenção amplamente ansiada, que ao longo dos anos recebeu contributos da população residente”, afirmou, recordando que, além de ter uma população envelhecida, aquela é uma “zona de grande circulação entre o Bairro 1.º de Maio e o Bairro da Terroa, que vai confluir com o Mercado da Confeiteira, vulgarmente conhecido por Xêpa”, sendo “bastante frequentada principalmente aos fins de semana”.

Luís Matos considerou que o “esforço” das duas autarquias é feito em benefício da população, dos moradores e de quem visita a zona, pelo que “vai fazer a diferença”.