LATI - Bandeira Verde

A valência de jovens da LATI – Liga dos Amigos da Terceira Idade foi, pela primeira vez, galardoada com a Bandeira Verde Eco-Escolas, distinção que reconhece as boas práticas ambientais promovidas no último ano letivo.


A cerimónia Eco-Escolas da LATI decorreu no passado dia 10 de março, na Área de Jovens, na qual alguns dos jovens, entre os 10 e os 12 anos, apresentaram um programa que inclui um momento de teatro, coreografia e testemunhos, terminando com o hastear da bandeira verde.

Uma pequena encenação deu as boas-vindas aos convidados, entre os quais esteve Luís de Matos, membro do executivo da Junta de Freguesia de São Sebastião e membro do Conselho Eco-Escolas da LATI.

Intitulada “Os Amigos do Ambiente”, a atuação sensibilizou o público para o reconhecimento do impacto negativo das suas atitudes para o meio ambiente, consciencializando as pessoas para adotarem hábitos de vida mais sustentáveis.

Seguiram-se alguns passos de dança, baseados nos desafios veiculados pela nova aplicação de partilha de vídeos (Tik Tok) que está a gerar sensação entre os adolescentes.

As novas tecnologias são utilizadas pelos jovens por lazer, mas podem também ser veículos de divulgação e consciencialização para causas sociais. Exemplo disso é o perfil de Instagram “naoha_planeta_b”, criado pela jovem Beatriz Soares, de 11 anos de idade, que no seu testemunho, durante a cerimónia, revelou ter sido responsável pelo lançamento de uma campanha para a substituição das garrafas de água de plástico descartável, por garrafas reutilizáveis, no âmbito do programa Eco-Escolas da LATI, movimento para o qual a Junta de Freguesia de São Sebastião contribuiu, no ano passado, com a oferta de 180 garrafas de plástico reutilizável à instituição.

Mais de uma dezena de jovens revelaram, numa frase, o que cada um aprendeu durante o último ano letivo, com as atividades promovidas no âmbito do projeto Eco-Escolas. Não deitar lixo para o chão, reciclar e poupar água foram as principais aprendizagens.

A conquista da Bandeira Verde refere-se ao trabalho realizado pela LATI no ano letivo 2018/2019, o primeiro em que a instituição se candidatou ao certificado de qualidade ambiental, tendo promovido um plano de ação sob as temáticas do Mar e da Floresta.

A coordenadora da área de jovens Vanda Monte, mostrou-se bastante satisfeita com os resultados obtidos e garante que a LATI vai continuar a candidatar-se ao galardão, estando já este ano letivo a trabalhar nesse sentido. “A participação das crianças e jovens é muito importante porque eles conseguem passar a mensagem de forma eficaz e sensibilizar as famílias”, refere a responsável, adiantando que tem havido “uma evolução positiva na adoção de hábitos mais sustentáveis, não só na instituição, mas também em casa” de cada um dos jovens utentes.