Arronches Junqueiro

O livro “Setúbal nos meados do século XIX, inédito de Arronches Junqueiro (1868-1940)”, com transcrição e notas do historiador setubalense Carlos Mouro, é apresentado no dia 30, às 17h00, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.


O livro resulta de uma transcrição feita por Carlos Mouro a partir da versão original da obra intitulada “Setúbal nos meados do século XIX: através das minhas recordações”, de Arronches Junqueiro, editada em 1936.

Nesta obra literária memorialística, o historiador local Carlos Mouro, com recurso a diversos apontamentos, viaja até aos anos de juventude de Arronches Junqueiro e revela aspetos do quotidiano setubalense.

“Setúbal nos meados do século XIX, inédito de Arronches Junqueiro (1868-1940)”, com edição pela LASA – Liga dos Amigos de Setúbal e Azeitão, é apresentado nesta sessão pelo jovem historiador setubalense Diogo Ferreira.

António Casimiro Arronches Junqueiro, nascido em Setúbal a 13 de janeiro de 1868, foi jornalista, poeta, autor teatral, arqueólogo e zoólogo. Na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, desempenhou funções de bibliotecário. Faleceu a 28 de setembro de 1940.