A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio de várias entidades, procura afirmar a interculturalidade como uma componente essencial ao desenvolvimento do território e na construção de uma sociedade justa, solidária e respeitadora da diversidade individual e comunitária.

Esta edição começa no dia 12 com o arraial Março Mulher 2018, entre as 12h30 e as 18h30, no Largo da Fonte Nova.

Sob o lema “25 edições do MM, Caminhos para o futuro”, está prevista muita animação com música teatro, ateliers, artesanato, jogos tradicionais e gastronomia internacional

No dia 15, as crianças das escolas do 1.º ciclo do ensino básico são convidadas a conhecer melhor as brincadeiras de pais e avós de países diferentes na iniciativa “Brincar e Aprender”, entre as 09h30 e as 13h00, no Largo José Afonso, sujeita a inscrição.

Na parte da tarde, entre as 14h00 e as 18h00, com entrada livre, há danças do mundo no Centro Multicultural, com demonstração de danças típicas de vários países pelos utentes das instituições integradas no grupo EnvelheSeres.

O Maio – Diálogo Intercultural inclui ainda, nos dias 18, 19 e 20, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, a iniciativa “Rua do Mundo” que desafia os moradores da Rua João Eloy do Amaral, na Fonte Nova, a decorá-la com bandeiras de diferentes países.

No dia 18, às 14h00, realiza-se uma visita intercultural aos graffitis na zona da Bela Vista, realizados no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, com o objetivo de dar a conhecer novas perspetivas sobre a arte urbana e a valorização do espaço público como forma de integração da diversidade cultural.

À noite, às 21h30, é apresentado o livro “Livres e Iguais”, do músico Carlão, na Sala José Afonso da Casa da Cultura, seguido de tertúlia sobre o interculturalismo.

A iniciativa “Mundos ao Largo” anima o Largo da Ribeira Velha, no dia 19, das 20h00 às 24h00, com um leque de atividades culturais e gastronómicas dinamizadas por associações de imigrantes.

No dia seguinte, é feita uma viagem pelo cinema e pelos sons africanos em “Africando”, que inclui a exibição de um filme, uma palestra sobre a “Morna”, pelo professor Moacyr Rodrigues, e declamação de poesia por Elsa de Noronha e Sara Loureiro. A iniciativa, de entrada livre, realiza-se a partir das 17h00, no Espaço 50 Cuts.

O programa do Maio – Diálogo Intercultural prossegue a 24 com uma manhã, entre as 10h00 e as 13h00, dedicada às relações interculturais e à aprendizagem não formal de palavras de diferentes línguas, no Centro de Cidadania Ativa.

As inscrições para “Language Café” podem ser feitas através do telefone 265 547 450 ou do endereço anamorgado@cooperativaseies.org.

O dia 25 reserva um serão africano, entre as 18h00 e a 01h00, no Centro Multicultural, com a apresentação do filme “Kizomba sem fronteira”, danças africanas, música ao vivo e DJ.

A 26, grupos representantes das comunidades imigrantes de Setúbal partilham a sua música na rua e nos estabelecimentos comerciais da cidade, a partir das 10h00, numa iniciativa que integra o Festival de Música de Setúbal, que decorre entre os dias 24 e 27.

Uma oficina de culinária, com almoço e um baile intercultural, realiza-se no mesmo dia, a partir das 15h00, no Centro de Cidadania Ativa. O convívio multicultural inclui a partilha de tradições e receitas de diferentes países, com inscrições abertas pelos contactos 265 547 450 e luciliaferrosantos@cooperativaseies.org.

A partir das 19h00, há um buffet intercultural, de entrada livre, no Centro Cultural Africano, para partilha de histórias, tradições, receitas e sabores.

O programa de dia 27 reserva uma tarde de cinema, a partir das 17h00, com a exibição do filme “Viagem a Portugal”, de Sérgio Tréfaut, no Espaço 50 Cuts, com entrada gratuita.

O Maio – Diálogo Intercultural termina a 30 com uma visita à Associação Centro de Interculturalidade, em Lisboa, que inclui um jantar na cozinha popular da Mouraria. Mais informações pelos contactos 265 547 450 e seies@cooperativaseies.org.

São parceiros da Câmara Municipal de Setúbal na concretização do programa do Maio – Diálogo Intercultural a 50 Cuts Associação Cinematográfica, a ACOMANSE – Associação da Comunidade Angolana de Setúbal, a 4 AS – Associação de Angolanos e Amigos de Angola, a Associação Cultural Busuioc dos Cidadãos Moldavos da Península de Setúbal, a Associação dos Imigrantes Romenos Mica Romanie e o Centro Cultural Africano.

A Edinstvo – Associação dos Imigrantes dos Países de Leste, o ICE – Instituto das Comunidades Educativas, o Grupo EnvelheSeres, a SEIES – Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social, o SIGA – Setúbal Interinstitucional Gera Ação / Programa CLDS3G, a Associação de Professores e Amigos das Crianças do Casal das Figueiras e o Centro Social e Paroquial de São Sebastião também participam no certame.