Poesia

A XIII Maratona de Poesia de Setúbal, que inclui um recital com o ator e encenador Pedro Lamares, assinala o Dia Mundial da Poesia, a 21 de março, nos vários espaços da Biblioteca Pública, numa organização da Câmara Municipal.


Dedicada à leitura de poesia, a iniciativa municipal, com o tema “Liberdade Poética. A Poesia de Abril”, no âmbito das Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, conta com a participação de personalidades ligadas às letras, ao ensino e à música.

É precisamente com a música do grupo de bombos da Academia de Música e Belas-Artes Luísa Todi que a maratona poética se inicia, logo pelas 10h00, nos serviços centrais da Biblioteca Pública Municipal de Setúbal, onde decorre, meia hora depois, a oficina de escrita criativa infantojuvenil “Baú de Poemas”.

A Biblioteca de Azeitão recebe, às 10h00, um encontro sobre o 25 de Abril de 1974, com o objetivo de aproveitar a experiência dos mais velhos para partilhar com as novas gerações a importância da Revolução dos Cravos.

Esta sessão, denominada “Conversas Intergeracionais – Liberdade Poética. A Poesia de Abril”, repete-se em nova sessão às 14h30, no mesmo local.

Às 11h00, na Biblioteca de Setúbal, alunos do Agrupamento de Escolas Barbosa du Bocage leem poemas adaptados das “Fábulas de Esopo” por Isabel Bastos Nunes.

À tarde, a partir das 14h30, nos serviços centrais da Biblioteca, poetas de vários países dizem “Poesia sem Fronteiras”, numa iniciativa da Casa da Poesia de Setúbal.

Às 15h30, os associados do Núcleo de Poesia de Setúbal recitam poemas alusivos ao 25 de Abril, enquanto, às 16h30, o momento é aberto à declamação livre.

Um espetáculo de fado e poesia, organizado pela Universidade Sénior de Setúbal, com as participações dos fadistas Maria Berta Valente, Maria Céu Meunier, Deolinda Rebelo, António Alberto, Mário Santos e Joaquim Carvalho, de Albano Almeida, Aires Costa e Carlos Rafael, nas violas, de Marina Silva, na guitarra, e de Américo Pereira, na recitação, antecede, às 17h30, o espetáculo com Pedro Lamares, ator e encenador em destaque nesta edição.

“A Poesia é uma Arma Carregada de Futuro”, criado e interpretado pelo ator e encenador Pedro Lamares e produzido pela Casca de Noz – Cooperativa Cultural, é apresentado às 18h30.

Nesta peça, com entrada gratuita, Pedro Lamares leva os espetadores numa viagem pela poesia, desde os clássicos de Gil Vicente, Fernando Pessoa e Miguel Torga até aos autores contemporâneos, e explora temas universais como o amor, a morte, o medo, as diversas formas de discriminação e a esperança.

A XIII Maratona de Poesia de Setúbal é organizada pela Câmara Municipal de Setúbal com a parceria da Casa da Poesia de Setúbal, do Núcleo de Poesia de Setúbal e da Universidade Sénior de Setúbal.