Medidas reduzem utilização de plásticos

A Câmara Municipal de Setúbal está a implementar medidas de redução do uso do plástico com a adoção de garrafas de vidro e novos sistemas de purificação de água para consumo nos edifícios municipais.


Esta iniciativa do município enquadra-se na Estratégia Europeia sobre Plástico, incluída na aposta da transição do continente para uma ampla economia circular, e contribui para alcançar os objetivos de desenvolvimento sustentável e os compromissos climáticos globais.

A acompanhar esta diminuição de plástico está a redução da pegada de carbono, associada à produção de garrafas reutilizáveis e respetivo transporte.

Deste modo, a Câmara Municipal de Setúbal implementou nos Paços do Concelho um novo sistema de purificação de água, com o objetivo de reduzir a utilização de garrafas de água descartáveis.

Este dispositivo destina-se à utilização por parte de todos os trabalhadores e, só nos Paços do Concelho, espera-se uma redução mensal de 3102 garrafas de plástico com capacidade de 1,5 litros.

Juntamente com este aparelho, foram adquiridas para os Paços do Concelho garrafas de vidro reutilizáveis, destinadas a servir água em reuniões e eventos oficiais.

Dando continuidade à premissa da redução de plástico e ao contributo para a sustentabilidade ambiental, serão igualmente instalados purificadores de água noutros edifícios municipais, prevendo-se para breve que Casa da Cultura, Casa da Baía, Edifício Ciprestes e Edifício Sado disponham deste sistema.

Anualmente, a Europa produz perto de sessenta milhões de toneladas de plástico. Portugal contribui com cerca de 370 toneladas, das quais 40 por cento são embalagens, com destaque para as garrafas de água.