O programa, organizado pela Sociedade de Estudos e Intervenção em Engenharia Social (SEIES), em parceria com a Câmara Municipal e em colaboração com várias instituições, decorre em vários pontos do concelho, com as atividades a serem dinamizadas ao longo do mês.

O Dia Internacional da Mulher, celebrado a 8, é um dos pontos altos do programa. Com atividades de manhã à noite, as comemorações começam com uma sessão de pintura ao vivo por artistas plásticos, entre as 10h00 e as 13h00, na Praça de Bocage, iniciativa aberta à população em geral.

Dília Samarth, João Mendão, Isabel Alfarrobinha, Gilda Leandro, Manuela Conceição, Rita Pardal, Florbela Glindim, Miranda Brito e Antónia Calixto são alguns dos artistas que marcam presença na sessão, com os trabalhos elaborados nesta iniciativa a ser integrados, posteriormente, uma exposição coletiva.

Atividades desportivas direcionadas para o sexo feminino são promovidas entre as 10h00 e as 12h00 no Ginásio Womanfit, com cycling, às 10h00, pump, 10h45, e treino em circuito,11h30 às 12h00. A iniciativa do “Manhãs nos Ginásio”, do programa “Ativo dos 0 aos 100”, tem marcações pelo 265 501 347.

Na Associação de Moradores do Bairro da Anunciada, a partir das 13h00, há um almoço de celebração da Mulher, seguido de uma encenação pela Água Ardente Produções Teatrais, um momento de poesia e um baile com a artista Fátima Dias. Informações e reservas pelo 916 310 298.

No Museu do Trabalho Michel Giacometti, com início às 15h00, é exibido o filme “Le monde à l’envers”, de Sylvain Desclous. A curta-metragem, com 37 minutos e realizada em 2010, é legendada em português e integra a Festa da Francofonia, promovida pela Alliance Française de Setúbal.

No mesmo espaço museológico, a partir das 16h30, fala-se de “Maternidade na Pintura Francesa do Séc. XIX”, numa palestra aberta à participação de todos, conduzida por António Galrinho, professor e artista plástico, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal.

“Mulheres de Setúbal que fizeram Abril” é o tema de uma conferência dinamizada por Anita Vilar, médica psiquiatra e investigadora de temas de história local, atividade a realizar às 16h00, na Casa da Cultura, na Sala José Afonso, organizada pelo Centro de Estudos Bocageanos.

Em Setúbal, o Dia Internacional da Mulher termina com a música de Sara Tavares, num concerto intimista a partir das 21h30, no Fórum Municipal Luísa Todi. As entradas para o espetáculo que celebra, igualmente as duas décadas da carreira da artista, custam 15 euros.

O programa do Março Mulher 2014, com iniciativas pontuais a ser dinamizadas em abril, maio e junho, bem como noutros locais do distrito de Setúbal inclui, entre outras, um ciclo de workshops, exposições, debates, conversas e conferências e atividades desportivas.

Entre as inúmeras atividades, destaque para o Arraial Março Mulher 2014, agendado para 10 de maio, entre as 15h00 e as 23h00, na Praça Machado Santos, com animação, música, teatro, mostras de jogos tradicionais portugueses e oficinas de artes plásticas e artesanato.