“Biodiversidade é da Nossa Responsabilidade” é o tema de uma atividade a realizar no dia 20 de maio, de manhã, na Reserva Natural do Estuário do Sado, na zona da Mitrena, promovida pela Câmara Municipal de Setúbal, pela Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal e pelo ICNF – Instituto Nacional de Conservação da Natureza e Florestas, no âmbito do projeto Eco-Escolas.

A iniciativa, para o público escolar, enquadrada no Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado a 22 de maio, pretende alertar os mais novos para a necessidade de defesa e manutenção da biodiversidade e despertar consciências para o problema da poluição marinha.

A atividade “Ao Salvamento!!”, dia 5 de julho, entre as 10h00 e as 12h00, é a primeira a realizar-se na Praia da Figueirinha no âmbito do programa Bandeira Azul 2016, promovido pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho e pela Câmara Municipal de Setúbal, com o apoio do ICNF, dos TST – Transportes a Sul do Tejo, da FEE – Foundation for Development Education, da Associação da Bandeira Azul da Europa e do Figueirinha Beach Louge.

Esta ação, aberta à população em geral, inclui a simulação de um resgate de um golfinho e de uma tartaruga, com as regras e indicações necessárias em caso de socorro de animais marinhos.

No dia 19 de julho, também das 10h00 às 12h00, realiza-se “Por um Mar sem Beatas!”, ação de limpeza do areal da Figueirinha, aberta à população, igualmente promovida pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho e pela autarquia.

Os sacos e as luvas para a recolha dos lixos e resíduos da areia são fornecidos pela organização da atividade, devendo os voluntários trazer lanche, água, chapéu, protetor solar e calçado confortável.

O programa inclui ainda as exposições fotográficas “Valores da Arrábida”, dinamizada pela Associação de Municípios da Região de Setúbal e da Câmara Municipal, e “Os mais procurados!”, pela Associação Portuguesa do Lixo Marinho e da autarquia.

As mostras ficam patentes entre 18 de junho e 18 de setembro, na calçada da Figueirinha, praia que ostenta, pelo oitavo ano consecutivo, a Bandeira Azul, distinção que atesta a qualidade de excelência das zonas balneares.

 

Documentos Relacionados