Mostra das Atividades Marítimas - Missa de Homenagem a Pescadores - Igreja de São Sebastião

A importância de valorizar a comunidade piscatória como elemento marcante da identidade setubalense foi destacada pelo vereador Pedro Pina, da Câmara Municipal de Setúbal, numa missa de homenagem aos pescadores realizada na manhã de 11 de junho, na Igreja de São Sebastião.


A celebração religiosa, conduzida pelo padre Casimiro Henriques, da Paróquia de São Sebastião, no âmbito do programa da Mostra das Tradições Marítimas a decorrer até 18 de junho, teve como objetivo homenagear os pescadores setubalenses falecidos.

Para o vereador Pedro Pina, este é também o momento de preservar a memória para que “no presente se continue a construir uma atividade piscatória viva e que é uma marca indelével de Setúbal”.

O autarca defendeu que, acima de tudo, este é um momento para “olhar o presente com os olhos postos no horizonte do futuro”, e destacou a importância das manifestações culturais e religiosas que se realizam no concelho, como é o caso, além da Mostra das Tradições Marítimas, das Festas de Nossa Senhora do Rosário de Troia.

“Faz sentido que o poder local esteja sempre ao lado daqueles que nunca deixam ficar ninguém para trás, seja pela arte da música, seja por manifestações como estas que se realizam com o empenho desta comunidade. Estaremos sempre ao lado das pessoas. Vale a pena fazer este evento.”

Para o presidente da União das Freguesias de Setúbal, Rui Canas, a missa realizada na manhã de 11 de junho é um “reconhecimento aos pescadores e famílias, porque são estas comunidades piscatórias que marcam a identidade e as características da cidade naquilo que a diferencia”.

O autarca afirmou que “é importante continuar a fazer todos os esforços para dar continuidade às profissões e artes ligadas ao mar”, apontado a necessidade de “trazer pessoas novas para a pesca, dar-lhes formação e, fundamentalmente, dar-lhes condições de vida”, para que “a pesca continue e que esta comunidade se sinta realizada”.

Exposições, gastronomia, animação musical, atividades náuticas, oficinas educativas e ações de sensibilização são atrativos da Mostra das Tradições Marítimas a decorrer até 18 de junho, com atividades centradas no Parque Urbano de Albarquel, numa organização da União das Freguesias de Setúbal, da Junta de Freguesia de São Sebastião, da Junta de Freguesia do Sado e da Câmara Municipal de Setúbal.

O programa, iniciado a 31 de maio, Dia Nacional do Pescador, com a deposição de flores no Memorial aos Pescadores Setubalenses Desaparecidos, no Cemitério de Nossa Senhora da Piedade, contempla, no Parque Urbano de Albarquel, uma exposição de apetrechos de pesca, artesanato do mar, círios marítimos, oficinas marinhas e das tradições marítimas e do projeto Escola Azul.

O espaço urbano de lazer da frente ribeirinha da cidade, epicentro das comemorações, recebe também a mostra gastronómica “Petiscos com Sabor a Mar”, aberta das 11h00 às 22h00, a qual é acompanhada de um programa de animação musical com concertos de domingo a quinta-feira, às 18h30, e às sextas e sábados, às 20h00.

A animação musical, com espetáculos ecléticos para todos os públicos, inclui atuações de DJ Pedro Monchique, a 13, Vasco Fernando, a 14, Renato Sousa e Federica Gallus, a 15, e Os Alcorrazes, a 18, sempre com início às 18h30.

O cartaz musical proporciona ainda um conjunto de concertos agendados para as 20h00 com atuações de Os Metralha, a 16, e The Bossa Alibi, a 17.

As comemorações organizadas em parceria com o movimento associativo contam ainda com a exposição fotográfica “Famílias do Mar”, patente no espaço público na Avenida José Mourinho, junto da Doca dos Pescadores, até 18 de junho.

A Mostra das Tradições Marítimas conta também até 16 de junho, das 09h30 às 16h30, no Parque Urbano de Albarquel, com um conjunto de oficinas de educação marinha, de náutica e de tradições marítimas direcionadas para as escolas básicas do primeiro ciclo do território da União das Freguesias de Setúbal.

Destaque ainda para uma oficina de sensibilização para a segurança náutica, no dia 17, às 10h00, e para a tradicional Corrida de Botes a Remos, a 18, igualmente às 10h00, ambas no Parque Urbano de Albarquel. No último dia do certame, às 13h00, a comunidade piscatória marca encontro um almoço-convívio também no Parque Urbano de Albarquel.