20° Céu limpo
Encontro de Organizações de Moradores

A participação cívica, a melhoria de condições nos bairros e o trabalho conjunto entre a população e as autarquias locais foram o centro das questões debatidas no 1.º Encontro de Organizações de Moradores da União das Freguesias de Setúbal.


A sessão realizada no dia 4 de maio, no auditório do Mercado do Livramento, reuniu as associações e organizações de moradores do território para momentos de participação, envolvimento e auscultação dos fregueses.

Neste primeiro encontro, o Executivo da União das Freguesias de Setúbal promoveu a partilha de experiências entre os presentes, incentivando à definição de formas de trabalho em parceria com a Junta de Freguesia para a resolução de problemas.

Ao longo da manhã foram abordadas as intervenções e obras necessárias nas freguesias, bem como a importante afirmação das associações e organizações de moradores enquanto representantes dos moradores e interlocutores da Junta de Freguesia.

O encontro procurou reforçar a participação dos moradores de forma organizada na vida dos bairros da União das Freguesias de Setúbal, contando com o seu contributo e com as suas sugestões em diferentes atividades.

A União das Freguesias de Setúbal conta atualmente com quatro associações, formalmente constituídas e instaladas nos bairros do Grito do Povo, Casal das Figueiras, Anunciada e Aldeia Grande, assim como com 14 organizações criadas de modo informal pelos moradores de diferentes zonas urbanas para a resolução de questões concretas em cada local.

Esta diversidade foi confirmada no evento com a riqueza da participação ativa dos habitantes. O envolvimento determinante das associações e organizações de moradores no tratamento e preservação do património e dos espaços públicos esteve também em foco no encontro, destacando-se o sentimento de pertença de cada um para o cuidado de algo que é de todos.

No encontro, a disposição e necessidade de fomentar espaços de partilha e cooperação entre as organizações de moradores também sobressaiu, com a articulação e cooperação entre os presentes para a melhoria do trabalho e contributo de cada um.

Entre os objetivos deste encontro esteve ainda a promoção de boas práticas na área da Proteção Civil.

Na sessão foi apresentado o projeto de criação da Comissão Local de Proteção Civil, onde a Junta de Freguesia espera contar com o contributo das associações e organizações de moradores, disponibilizando oportunidades de formação neste âmbito.