Dia e Noite dos Museus

Setúbal celebrou a 18 de maio o Dia Internacional e a Noite Europeia dos Museus, com uma programação especial que atraiu centenas de visitantes aos espaços museológicos da cidade.


Um périplo museológico noturno levou os participantes num passeio cultural que uniu a Galeria Municipal do Banco de Portugal, a Casa do Corpo Santo, a Galeria Municipal do 11, a Casa Bocage e o Museu do Trabalho Michel Giacometti.

A iniciativa, com o tema “Os Museus como Centros Culturais: o Futuro da Tradição”, foi dinamizada no âmbito da Noite Europeia dos Museus, instituída em 2005 pelo Ministério da Cultura de França.

“Setúbal é uma cidade privilegiada por ter um conjunto de espaços museológicos que preservamos e que, sobretudo, lhes damos um sentido”, sublinhou o vereador da Cultura na Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

O autarca destacou ainda que esta iniciativa procura “afirmar o museu como um espaço central do desenvolvimento da cultura e, em simultâneo, dar a conhecer aquilo que é o património fundamental da vida e da história da cidade”.

Além de visitas às exposições temporárias e permanentes destes espaços municipais, de portas abertas até à meia-noite, o público teve ainda oportunidade de assistir, na Casa Bocage, a um apontamento poético pela Casa da Poesia de Setúbal.

A visita ao Museu do Trabalho Michel Giacometti, com diversas ações culturais, foi transmitida em direto para o canal do YouTube do município pelos alunos do curso de Produção Audiovisual da Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Setúbal.

Setúbal assinalou igualmente, durante a manhã, o Dia Internacional dos Museus, criado pelo ICOM – Conselho Internacional de Museus, este ano com o tema “Os Museus como Plataformas Culturais – Museus e Cidadania”

A efeméride, assinalada anualmente a 18 de maio com atividades em todo o mundo, contou, em Setúbal, com um atelier cultural destinado para pais e filhos, realizado na Casa do Corpo Santo.