Festas da Baía de Setúbal 2023 - NRP Sagres e caravela Vera Cruz no desfile náutico

As visitas a navios emblemáticos, como o navio-escola Sagres e o galeão espanhol Pascual Flores, foram algumas das atrações da primeira edição das Festas da Baía de Setúbal, organizadas pela Câmara Municipal com parcerias, entre 21 e 30 de setembro.


Outra importante iniciativa integrada no programa das Festas da Baía de Setúbal 2023 foi a mostra gastronómica “Setúbal no Largo”, com tasquinhas e animação musical. Com a participação de associações de pescadores e produtores de ostras e showcookings ao vivo por chefs da restauração, decorreu no Largo José Afonso até ao final das festas.

As Festas da Baía de Setúbal tiveram como objetivo proporcionar um conjunto de iniciativas de valorização da ligação da cidade ao rio e de promoção de Setúbal e das suas condições naturais privilegiadas, bem como do porto que celebra este ano cem anos de existência.

O Navio da República Portuguesa Sagres assumiu protagonismo nos primeiros dias no cais 2 do porto de Setúbal, que depois, após zarpar na manhã de 24 de setembro, cedeu ao galeão espanhol Pascual Flores, construído em 1917, com mais de 34 metros de comprimento e inicialmente destinado ao transporte de fruta, sal e carga geral de Espanha para portos do Mediterrâneo e da costa ocidental de África.

Além destes dois grandes veleiros, também estiveram disponíveis para visitas de alunos de escolas e público em geral a caravela Vera Cruz, da Aporvela, e os veleiros Polar e Zarco, ambos da Marinha Portuguesa.

As cinco embarcações receberam um total de quase 20 mil visitantes, com a Sagres a atrair 7392 pessoas, a Vera Cruz 7159, o Polar 3184, o Pascual Flores 1369 e o Zarco 880.

O desfile náutico da manhã de 24 de setembro, com a largada da Sagres e da Vera Cruz – a qual depois regressaria aos cais 2 –, centrou a atenção do público numa das mais belas do mundo, sendo um dos momentos altos dos primeiros dias das Festas da Baía de Setúbal 2023.

Na mostra “Setúbal no Largo”, os vinhos da península e a gastronomia de mar estiveram disponíveis em cinco restaurantes participantes do certame, cujo programa de animações no Largo José Afonso contou com stand up comedy e espetáculos musicais com O Homem na Lua, Cadita, a Banda World Music, Cante Alentejano, Folk Sado, Dixit Band e Jorge Nice.

O mais importante momento musical do certame aconteceu, no entanto, na noite de 22 de setembro, sexta-feira, na Doca dos Pescadores, onde a cantora Ana Bacalhau partilhou com o público muitos dos êxitos da carreira, além de novos temas, como o single “Não vás embora, Rapaz!”.

O Largo José Afonso foi ainda palco de sessões de pintura ao vivo de embarcações tradicionais por artesãos, enquanto exposições sobre a importância do porto de Setúbal e as atividades tradicionais do Sado estiveram patentes até ao final do certame em vários locais.

As mostras “100 Anos, Um Porto, Um Rio, Uma Cidade” e “100 Anos Navegando pela História” puderam ser vistas no Largo José Afonso e no cais 2, respetivamente, enquanto na Praia da Saúde esteve a mostra de rua “Olhar os Pescadores na Baía de Setúbal” e a Casa da Baía acolheu “O construtor de barcos”, de Júlio Figueiras, com réplicas, fotos e diagramas originais de embarcações tradicionais do Sado.

Em parceria com o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, houve passeios gratuitos no Sado em embarcações tradicionais e outras, visitas guiadas gratuitas ao Museu Oceanográfico do Portinho da Arrábida e ações de sensibilização e boas práticas sobre os “Golfinhos Roazes” e “Áreas Protegidas – Parque Marinho e Reserva”, no auditório do Mercado do Livramento.

Algumas noites foram ainda marcadas pela observação de estrelas no Moinho de Maré da Mourisca e a bordo da caravela Vera Cruz, no âmbito to evento “Há Estrelas na Baía”, num programa que também teve passeios pedestres e peddy papers, o Rally-Cruzeiro Lisboa-Setúbal e um Festival de Papagaios de Papel.

O teatro também integrou o programa das Festas da Baía de Setúbal 2023, com a Espelho Mágico – Gatem Cooperativa Cultural a apresentar, em dois dias, a encenação “Peixinhos Aventureiros”, junto do mural dos peixes, na Avenida Luísa Todi.