'Nosso Bairro' reúne parceiros e aponta novos caminhos

A importância do trabalho coletivo desenvolvido no âmbito do Nosso Bairro, Nossa Cidade para melhoria da vida comunitária foi destacada pelo vereador da Câmara de Setúbal Carlos Rabaçal, em reunião com intervenientes neste programa municipal impulsionado por moradores.


“Passaram-se dez anos e os moradores decidiram que é para continuar com o trabalho intenso de empoderamento coletivo”, afirmou o vereador Carlos Rabaçal em encontro realizado a 12 de outubro, no auditório do Edifício Sado, que juntou técnicos municipais, moradores e representantes de entidades parceiras do programa.

A definição de novos caminhos de trabalho e o balanço das ações concretizadas através das sinergias estabelecidas desde o início do programa em 2012 com mais de três dezenas de entidades, que manifestaram vontade e disponibilidade de continuar a colaborar com o programa, marcaram a agenda da reunião.

“Desde o primeiro dia fizemos reuniões com instituições, muito importantes para ajudar a configurar o programa e a encontrar soluções coletivas para problemas identificados”, assinalou o autarca, ao acrescentar que a ajuda das instituições é crucial para “o trabalho desenvolvido pelos moradores e a ligação entre si é indestrutível”.

Participaram no encontro representantes da Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Setúbal, Monstro Coletivo, YMCA/ACM Setúbal, GAT Setúbal, Instituto das Comunidades Educativas, ACES Arrábida, PSP, Associação Cabo-Verdiana de Setúbal e Rotary Clube de Setúbal.

Marcaram também presença responsáveis da Cáritas Diocesana de Setúbal, Grupo Desportivo “Os Amarelos”, Associação de Especialistas da Força Aérea de Setúbal, Associação Garrrbage, Clube de Ténis de Mesa de Setúbal, instituto Politécnico de Setúbal e Ciência Viva.

O Nosso Bairro, Nossa Cidade junta Câmara Municipal de Setúbal, Junta de Freguesia de São Sebastião, moradores dos bairros da Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Quinta de Santo António e Manteigadas e mais de três dezenas de entidades em ações promotoras de uma melhor qualidade de vida.

“Este programa espelha uma vida coletiva, uma política comunitária, assumida pelos moradores e apoiada pelas instituições parceiras, com forte apoio político municipal”, vincou o vereador Carlos Rabaçal sobre o Nosso Bairro, Nossa Cidade que, em 2023, tem em curso 25 projetos dinamizados por três centenas de moradores.

A chefe da Divisão de Habitação Pública Municipal, Raquel Levy, ao apontar os resultados alcançados como “evidências do grande dinamismo dos moradores”, fez uma apresentação sobre o conjunto de obras de reabilitação a realizar nos bairros municipais no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência.

São novos projetos de qualificação do território e construção, num total de 20 operações da Estratégia Local de Habitação de Setúbal e 3722 habitações/alojamentos, num investimento global de 297 milhões, dos quais cerca de 196 milhões são em propriedade pública e 100 milhões em propriedade privada.

O território da Bela Vista, “ativo, dinâmico, coeso e com grande capacidade de criar comunidade, vai ser ainda melhor”, sublinhou a dirigente municipal, ao apontar novos projetos galvanizadores como a construção de uma Unidade de Saúde Familiar e de um corredor ecológico.

Em matéria de desafios de futuro estão, entre outros, o desenvolvimento e consolidação da organização de moradores, a conclusão da obra do Auditório Municipal da Bela Vista, a dinamização do Espaço da Velha Guarda e a conclusão da obra do ginásio comunitário da Bela Vista.