Uma reportagem publicada na plataforma de jornalismo, cultura e educação Gerador destaca a importância do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade ao envolver os moradores na transformação da zona da Bela Vista.


O texto, publicado a 24 de março, sublinha que o programa, em desenvolvimento em cinco bairros do território da Bela Vista, tem como ponto de partida a “participação ativa dos moradores em ações que visam a melhoria dos bairros onde vivem e consequentemente das suas próprias vidas”.

A publicação cita moradores para referir refere que o programa promove o “espírito de entreajuda e companheirismo, a ocupação dos tempos livres e os momentos de convívio e partilha entre todos”.

O artigo, intitulado “Nosso Bairro, Nossa Cidade: onde os moradores constroem um futuro coletivo”, inclui declarações do vereador da Câmara Municipal Carlos Rabaçal, coordenador do programa, e de cerca de uma dezena de moradores.

“O Nosso Bairro, Nossa Cidade é um programa de participação e organização de moradores para poderem, de uma forma autónoma, assumir a responsabilidade do seu território e das suas vidas nesse território, realizando aquilo que entendem que deve ser realizado e consideram melhor para todos”, refere Carlos Rabaçal.

O programa, criado em 2012 pela Câmara Municipal de Setúbal, com diversas parcerias, incluindo Junta de Freguesia de S. Sebastião e os próprios moradores, decorre no território formado pelos bairros da Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Quinta de Santo António e Manteigadas.

A publicação completa pode ser consultada nesta ligação.