Jovens do Nosso Bairro, Nossa Cidade participaram no Space Adventure: Missão Lua

Jovens dos bairros setubalenses que integram o programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade participaram, nos dias 9, 10 e 11, no Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva, em Lisboa, numa experiência pedagógica sobre exploração espacial.


Durante três dias, catorze jovens dos bairros da Bela Vista, Forte da Bela Vista, Alameda das Palmeiras, Quinta de Santo António e Manteigadas, vestiram o fato espacial e embarcaram na “Space Adventure: Missão Lua”, que transformou o Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva numa base lunar.

Na iniciativa, dinamizada pela delegação portuguesa da ESERO – European Space Education Resource Office, programa educativo da Agência Espacial Europeia, os jovens setubalenses, integrados num grupo com oitenta participantes de todo o país, experimentaram, em simulação, a vida no espaço.

Nesta missão, os jovens entre os 12 e os 15 anos tiveram de, em equipas, realizar um conjunto de atividades que foram do cultivo de vegetais em hidroponia (sistema de cultivo sem solo) à realização de treinos espaciais e à construção de equipamentos tecnológicos, como antenas de comunicação.

O programa de atividades englobou ainda apresentações temáticas, um jantar espacial, sessões de cinema comentadas e a construção de foguetes juntamente com especialistas da equipa RED do Instituto Superior Técnico de Lisboa e de naves por elementos da ESERO.

Surpresa nesta missão lunar foi a oportunidade de os jovens participantes contactarem e interagirem, por videoconferência, com Andreas Mogensen, o primeiro astronauta dinamarquês, que, a 25 de agosto, inicia a segunda missão espacial, desta vez enquanto comandante da Estação Espacial Internacional.

Além do contacto com outros especialistas no espetro da investigação e exploração espacial, a iniciativa proporcionou concursos, com as melhores equipas envolvidas na construção de foguetes e naves a serem premiadas nesta experiência pedagógica dinamizada em parceria com o Pavilhão do Conhecimento – Centro de Ciência Viva.