SIMBA - primeira pedra da nova sede - 13 abril

O vereador da Cultura, Pedro Pina, garantiu no dia 13 de abril no lançamento da primeira pedra da nova sede da SIMBA – Sociedade de Instrução Musical de Brejos de Clérigos de Azeitão o apoio da Câmara Municipal de Setúbal para a concretização do projeto. 


“Tenho a confiança, a segurança e também a fé de que esta obra vai ser concretizada. Podem contar com a Câmara Municipal para o fazer”, afirmou o autarca na cerimónia simbólica que marca o início da obra da nova sede da SIMBA, localizada no terreno no qual a coletividade está há mais de 14 anos, em instalações provisórias.

A SIMBA, fundada a 4 de março de 1929, promoveu nos últimos anos várias ações culturais e solidárias para angariação de fundos com vista à construção de uma nova sede que permita à coletividade desenvolver as suas atividades com condições dignas, num processo que teve início há cerca de vinte anos.

Pedro Pina manifestou “orgulho” pela forma como o projeto se desenrolou e deixou uma palavra de “grande reconhecimento aos dirigentes da coletividade que, mesmo em tempos de grande dificuldade, nunca baixaram os braços” e envolveram autarquias, empresas e cidadãos.

“Azeitão é um território de Liberdade porque a solidariedade de todos aqueles contribuem para o bem-estar da sociedade tem sido sistematicamente demonstrado pelo empenho dos autarcas e dos cidadãos. É uma demonstração de que podemos ter confiança no futuro”, acentuou Pedro Pina que acredita que a obra da nova sede vai ficar concluída a tempo de ser inaugurada no centenário da coletividade, em 2029.

Além do apoio da Câmara Municipal de Setúbal, que será consubstanciado numa proposta a apresentar pelo executivo na próxima reunião pública de câmara, também a Junta de Freguesia de Azeitão “vai contribuir, este ano, com a atribuição de 10 mil euros”, anunciou a presidente Sónia Paulo.

A autarca, para quem o movimento associativo “é uma representação de abril e da força de acreditar que o coletivo é muito mais do que cada um a título individual”, agradeceu à SIMBA por “erguer uma obra que vai dar a Azeitão nova força e nova cultura”.

A presidente da SIMBA, Maria de Jesus Henriques, sublinhou que a instituição esteve vinte anos “à espera de um milagre”, numa caminhada que “teve alguns momentos de desânimo, mas que nunca parou e avançou sempre com a coragem” de todos os que estiveram envolvidos.

A dirigente associativa agradeceu o envolvimento das autarquias, de empresas e dos cidadãos que ajudaram a obra a avançar e renovou o apelo para que continuem a contribuir para ajudar à concretização do projeto.