Obras EB Peixe Frito | Foto da JFSS

Um conjunto de obras de prevenção de inundações está em marcha no terreno em torno do edifício da Escola Básica de Peixe Frito. A empreitada, executada pela Junta de Freguesia de S. Sebastião, vai incluir também o alargamento do logradouro da escola, através do reposicionamento do muro lateral.


Mediante a necessidade de melhorar o escoamento de águas pluviais, a fim de evitar cheias no pátio da Escola Básica do Peixe Frito, a Junta de Freguesia de S. Sebastião iniciou, na primeira semana de fevereiro, um conjunto de intervenções de aperfeiçoamento do sistema de drenagem no logradouro do edifício.

Os trabalhos, que incidem sobre a área a norte do edifício principal, visam o reordenamento da rede de drenagem de águas pluviais proveniente dos taludes e telheiros, através do aumento do número de sumidouros e respetivos canais de condução junto aos muros inferiores.

Esta intervenção abrange a remoção de lajetas, nivelamento do piso e aplicação de novas lajetas.

A demolição e relocalização do muro lateral da escola é outra das ações previstas no âmbito da atual requalificação, que irá ampliar a área útil do logradouro.

O muro será reconstruído e reposicionado junto à passagem pedonal, em pavê, existente no exterior do edifício.

A nova área será pavimentada com novas lajetas, estando igualmente prevista a substituição de quaisquer lajetas partidas no restante perímetro do estabelecimento de ensino.

De referir que a reposição do muro surge na sequência das obras de regularização do escoamento e drenagem de águas pluviais, executadas em 2019 pela Junta de Freguesia, no terreno exterior adjacente à EB Peixe Frito, a nascente do edifício principal e que solucionaram os problemas de retenção de água naquele local.