O encontro, organizado pelo médico oftalmologista David Martins, com apoio da Câmara Municipal de Setúbal, inclui conferências, cursos e mesas redondas, conduzidas por mais de três dezenas de especialistas portugueses e estrangeiros, sobre diversas áreas da oftalmologia.

O objetivo é, de acordo com David Martins, “ir ao encontro de outros intervenientes no processo da saúde da visão”, nomeadamente sensibilizar e alertar os profissionais de Medicina Geral e Familiar para as questões da oftalmologia, bem como promover a atualização, esclarecimento e discussão de temas “de grande interesse para todos em benefício dos doentes”.

O evento contempla cursos de cirurgia de cataratas e de traumatologia ocular e mesas redondas sobre a clínica do estrabismo, a cirurgia 3D, a abordagem holística da retinopatia diabética, o papel do enfermeiro na cirurgia oftalmológica e a retina médica.

Estão ainda previstas quatro conferências por especialistas estrangeiros, Barbara Parolini, Carlos Mateo, Érica Paulo e Javier Hurtado.

A reunião tem presidente honorário e científico Ferraz de Oliveira, cujo contributo para a medicina e oftalmologia portuguesas ultrapassa fronteiras, tendo participado ativamente na formação de oftalmologistas nos Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa.