Ópera '1976, A Evolução dos Cravos'

A ópera “1976, A Evolução dos Cravos”, a terceira de uma tetralogia operática sobre constituições portuguesas, num projeto artístico da Associação Setúbal Voz, estreou-se na noite de 12 de abril no Fórum Municipal Luísa Todi.


Em palco estiveram a Companhia de Ópera de Setúbal, o Coro Setúbal Voz e a Academia de Dança Contemporânea de Setúbal, para interpretar a ópera com pequena orquestra ao vivo dirigida pelo maestro Jorge Salgueiro, responsável também pela direção artística.

Além da sessão de estreia na noite de sexta-feira, a ópera “1976, A Evolução dos Cravos”, com música de Vítor Rua, libreto de Risoleta C. Pinto Pedro e encenação e coreografia de Iolanda Rodrigues, teve ainda mais duas apresentações, realizadas nos dias 13 e 14 de abril

“1976, A Evolução dos Cravos”, integrado nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril, faz parte de uma tetralogia operática sobre quatro Constituições portuguesas, num projeto artístico da Associação Setúbal Voz, dinamizado em parceria com a Câmara Municipal de Setúbal.

Além de “1976, A Evolução dos Cravos”, a tetralogia operática inclui “1822 – Mautempo em Portugal” e “1911, A Conspiração da Igualdade”, ambas já estreadas, respetivamente, em julho e dezembro do ano passado, assim como “2030 – A Nova Ordem”, a apresentar em 2024.