Parlamento dos Jovens - Ensino Básico - Sessão Distrital - ES Sebastião da Gama

A importância da participação dos jovens no debate de ideias e na tomada de decisões foi destacada no dia 11 de março pela vice-presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Carla Guerreiro, na abertura da sessão do Círculo Eleitoral de Setúbal do Parlamento dos Jovens.  


“Estas iniciativas são boas para cada um de nós expressar os seus pontos de vista num debate de ideias livre. É muito importante continuarmos a valorizar aquilo que defendemos e também a capacidade de ouvir os outros, pois é isto que queremos para uma sociedade democrática”, afirmou a autarca no arranque dos trabalhos do encontro com alunos do ensino básico realizado esta manhã no auditório da Escola Secundária Sebastião da Gama.

Carla Guerreiro enalteceu, igualmente, o facto de o concelho de Setúbal receber nesta semana outra iniciativa importante, o Corta-Mato Escolar Nacional, realizado no dia 9 de março, na Várzea, “uma grande prova que reuniu pessoas de todo o país e pela qual todos estamos de parabéns pela forma como foi organizada”.

No entender da autarca, que detém o pelouro da Educação, os dois eventos “acabam por ser no fundo, cada um à sua maneira, eventos de participação em que as pessoas se juntam para construírem coisas muito positivas”.

Carla Guerreiro destacou a estratégia do município de Setúbal para valorização da participação na educação, de que são exemplos a adesão à Associação Internacional das Cidades Educadoras e à Rede das Cidades de Aprendizagem ao Longo da Vida da UNESCO.

“Acreditamos que a educação é fundamental, por isso é com muito gosto que vemos as nossas escolas envolverem-se bastante nestes projetos.”

O Parlamento dos Jovens, um programa da Assembleia da República organizado em colaboração com o Ministério da Educação e o Instituto Português do Desporto e da Juventude, procura, este ano, promover a reflexão e o debate em torno do tema “Viver Abril na Educação: caminhos para uma escola plural e participativa”.

Para a deputada da Assembleia da República eleita pela CDU Paula Santos este é um tema de particular importância numa altura em que se assinala a passagem dos 50 anos do 25 de Abril.

“A Revolução trouxe conquistas extraordinárias para o país. Abriu uma perspetiva de futuro com direitos, entre os quais a participação e a intervenção na vida pública e política assumem grande relevância num regime democrático e livre.”

É esta cidadania ativa, em que “todos expressam livremente a sua opinião e intervêm para que há melhoria no futuro” que, de acordo com a parlamentar, “marca efetivamente a diferença”.

Já o delegado regional de Educação de Lisboa e Vale do Tejo, Pedro Florêncio, destacou a importância do Parlamento dos Jovens para o debate sobre o futuro da Escola Pública e aconselhou os jovens que optem por seguir pela vida política para “serem sempre políticos intervenientes e tenham capacidade para saber ouvir os outros”.

Quanto à diretora regional de Lisboa e Vale do Tejo do Instituto Português do Desporto e Juventude, Eduarda Marques, considera que esta iniciativa é uma forma de “educar para a cidadania” e de “promover o contributo dos jovens para participar nas decisões que lhes dizem respeito e fazer ouvir as suas propostas junto do poder político”.

A mesma ideia foi partilhada pela diretora do Agrupamento de Escolas Sebastião da Gama, Fernanda Oliveira. “A escola é isto. Trilhar caminhos na inclusão e na participação, com todos e para todos.”

O Círculo Eleitoral de Setúbal do Parlamento dos Jovens, no contexto do ensino básico, contou este ano com a participação de alunos de 19 estabelecimentos de ensino básico do distrito que prepararam um conjunto de propostas que foram apreciadas na sessão realizada no dia 11 de março na Escola Secundária Sebastião da Gama.

No período da manhã, os deputados eleitos em cada escola apresentaram e esclareceram as dúvidas sobre os projetos que defendem para a melhoria da qualidade de ensino, tendo sido aprovada na generalidade uma proposta base, após ser enriquecida com os contributos de todos, será apresentada no início de maio, na sessão nacional do Parlamento dos Jovens, a realizar na Assembleia da República.

A proposta base aprovada na generalidade, apresentada pela Escola Secundária Jorge Peixinho, no Montijo, defende um currículo e uma carga horária diferenciados para alunos estrangeiros, com investimento no Português Língua Não Materna (PLNM).

Defende ainda projetos que fomentem a partilha de ideias para iniciativas plurais particularmente direcionadas a alunos estrangeiros, financeiramente carenciados, com necessidades educativas especiais, investindo em mais professores, assistentes operacionais e técnicos, e a criação de patrulhas de alunos mentores que apoiem outros alunos na aprendizagem da língua portuguesa.

No dia 12 de março, entre as 09h00 e as 18h30, no Salão Nobre da Associação do Comércio, Indústria, Serviços e Turismo do Distrito de Setúbal decorre a sessão dedicada ao ensino secundário, que conta com a participação do presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na abertura.