18° Chuva
Maravilha do Sado

O 43.º aniversário do Parque Natural da Arrábida é assinalado no dia 28, com um dia aberto de educação ambiental, que inclui um passeio interpretativo a bordo da embarcação Maravilha do Sado.


“Arrábida Vista do Mar” é o nome da iniciativa promovida pelo ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal e do Ocean Alive.

Para assinalar a efeméride, o ICNF promove um dia aberto à população com um passeio interpretativo a bordo da embarcação municipal Maravilha do Sado, pelo Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha, ao largo da praia da Figueirinha, e que, entretanto, já se encontra esgotado.

Durante o percurso marítimo decorre uma aula dedicada à temática das pradarias marinhas do Sado, desenvolvida pelo projeto InforBiomar,

O Parque Natural da Arrábida deve o seu nome à principal unidade geomorfológica de toda a área, a designada cordilheira da Arrábida, abrangendo os concelhos de Setúbal, Palmela e Sesimbra.

A instalação do parque surgiu da necessidade de proteger os valores geológicos, florísticos, faunísticos e paisagísticos locais, bem como da preservação dos testemunhos materiais de ordem cultural e histórica existentes no território.

A diversidade da fauna e flora marinhas é uma das suas características mais marcantes, sendo associadas ao Parque Natural, por exemplo, mais de um milhar de espécies animais e mais de uma centena de algas.

O valor da fauna e flora marinhas existentes na costa é agregado ao Parque Natural da Arrábida através do Parque Marinho Prof. Luiz Saldanha, zona protegida criada em 1998.