A costa de Setúbal deu a conhecer Raúl Melgaço como o novo campeão do mundo sub-21 de Pesca em Barco Fundeado, competição em que a Seleção Nacional sénior conquistou o quarto lugar.


A prova, que decorreu entre os dias 15 e 22, com Setúbal a ser o centro nevrálgico de toda a logística, acolheu um total de 120 atletas oriundos de 15 países.

O quarto lugar registado pela equipa sénior portuguesa incluiu, como atleta português mais bem classificado, o setubalense Bruno Cabrita, 10.º lugar em termos individuais, seguido de Reinaldo de Piloto, 13.º, Juan Pato, 14.º, João Pardal, 21.º, e Pedro Pereira, 22.º.

O novo campeão do mundo de pesca em barco fundeado é Mauro Salvatori, de Itália, com o pódio por equipas a ser ocupado pelas seleções espanhola, medalha de ouro, italiana, prata, e croata, bronze.

Em sub-21, além da vitória capturada por Raúl Melgaço, a Seleção de Esperanças alcançou o estatuto de vice-campeã do mundo, celebrando a conquista na cerimónia de entrega de medalhas realizada no Hotel do Sado, a qual contou com a presença do vereador do Desporto da Câmara Municipal de Setúbal, Pedro Pina.

A 54.ª edição do Campeonato do Mundo de Pesca Embarcada e a 18.ª edição do Campeonato do Mundo de Pesca Embarcada Sub-21 foram organizadas pela Federação Internacional de Pesca Desportiva – Mar, juntamente com a Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto-Mar, que contaram, ainda, com a parceria da Câmara Municipal de Setúbal.

A prova, realizada em Setúbal pela quarta vez desde 2006, envolve um aparato logístico significativo, pois, além dos atletas presentes e respetivo equipamento, inclui a participação de vinte juízes de prova, quando, numa competição nacional, em termos comparativos, esse número não ultrapassa os oito árbitros.

“Setúbal é muito bem vista em termos nacionais na organização deste evento”, destaca o presidente da Federação Portuguesa de Pesca Desportiva do Alto-Mar, Carlos Vinagre.

O dirigente salienta que, além da excelente capacidade organizativa local demonstrada para a realização de eventos desta dimensão, a costa de Setúbal garante condições meteorológicas ideais e peixe em abundância para os períodos de competição.

A organização estima que ao longo dos sete dias do Campeonato do Mundo de Pesca em Barco Fundeado, no total dos períodos de treino e de competição, quer em seniores, quer em sub-21, foi capturada cerca de uma tonelada de peixe, entretanto doada a instituições de solidariedade social do concelho de Setúbal.

 

Documentos Relacionados