Segunda reunião do Conselho Municipal Desporto, mandato 2021/2025.

O Plano Estratégico de Desenvolvimento Desportivo de Setúbal foi apresentado ao Conselho Municipal do Desporto na segunda reunião desta estrutura consultiva da Câmara Municipal, realizada em 5 de julho na Sala de Sessões dos Paços do Concelho.


Apresentado pela empresa CEDRU – Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano, Lda., o plano visa a “adoção de estratégias integradoras que maximizem sinergias e complementaridades”, a “definição de prioridades de intervenção”, a “cooperação e corresponsabilização na programação e gestão dos equipamentos” e o “incremento e qualificação da rede de equipamentos e instalações existentes”.

O Conselho Municipal do Desporto, criado em 2017 e presidido pelo vereador do Desporto, Pedro Pina, é uma estrutura consultiva com um mandato por tempo idêntico ao dos órgãos autárquicos, tendo a maioria dos 24 conselheiros para o quadriénio 2021/2025 – em representação da Câmara Municipal, movimento associativo, ginásios do concelho e forças de segurança – tomado posse em 22 de fevereiro.

A segunda reunião do terceiro Conselho Municipal do Desporto de Setúbal, de caráter extraordinário, teve ainda como temas de destaque o debate sobre a Matriz de Apoio Financeiro ao Desenvolvimento Desportivo e a tomada de posse de mais três conselheiros.

O debate sobre a Matriz de Apoio, cujo documento orientador foi aprovado em sessão de Câmara em 2018, levou os conselheiros a abordarem alguns indicadores relativos a questões como as instalações e os praticantes com idades superiores aos 18 anos, que em determinadas modalidades não estão contemplados.

Em 20 de julho é apresentada em reunião de Câmara a proposta do Plano de Desenvolvimento Desportivo – Matriz de Apoio, o qual definirá os apoios financeiros que cada um dos 41 clubes vai receber em função da pontuação obtida de acordo com os indicadores estabelecidos no documento orientador.

Nesta reunião do Conselho Municipal do Desporto foram empossados como conselheiros Nuno Almeida, Paulo Lopes e Sónia Paulo, em representação da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra (APSS), da Assembleia Municipal e das juntas de freguesia do concelho, respetivamente.

O conselho ficará completo quando tomar posse a representante do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), Eduarda Marques, o que está previsto acontecer na terceira reunião do conselho, a realizar no segundo semestre do ano.