Polo Operacional de Monte Belo - Junta de Freguesia de São Sebastião

Um novo edifício, funcional e ambientalmente sustentável, inaugurado no dia 8, concentra os serviços operacionais da Junta de Freguesia de São Sebastião, permitindo aumentar a produtividade e dar melhor resposta às necessidades da população.


Higiene urbana, espaços verdes, serralharia, obras públicas e mecânica automóvel são, para já, os setores que ocupam as novas instalações da Junta de Freguesia de São Sebastião, um pavilhão com 600 metros quadrados criado num terreno localizado na interseção entre a Rua Luís Sá e a Avenida Nuno Álvares.

“A ampliação das capacidades de intervenção operativa da Junta de São Sebastião resulta de uma forte aposta autárquica de que temos vindo a colher cada vez mais dividendos”, destacou, na cerimónia de inauguração, a presidente da Câmara Municipal de Setúbal, Maria das Dores Meira, referindo-se à política de descentralização de competências e meios municipais para as juntas de freguesia do concelho.

Esta estratégia camarária, “praticada e aperfeiçoada há mais de 15 anos”, vincou a presidente do município setubalense, permite reforçar “a capacidade de intervenção autárquica na resolução de problemas” e, em simultâneo, “promover uma intensa proximidade com as populações”.

O Polo Operacional de Monte Belo, como é designado o novo edifício da Junta de Freguesia de São Sebastião, foi construído num terreno cedido pela Câmara Municipal de Setúbal, que contribui, ainda, com um apoio financeiro de 50 mil euros para construção de um novo auditório, a edificar posteriormente naquelas novas instalações.

O polo permite “uma melhor gestão dos serviços operacionais e, como resultado, aumenta a eficácia da resposta às solicitações da população”, frisou o presidente da Junta de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa.

O novo pavilhão, que se traduz igualmente em “melhores condições de trabalho para os funcionários”, acrescentou o autarca, “foi projetado a pensar nas questões ambientais”, tendo para esta matéria contado com o apoio da ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida na execução do projeto.

A utilização de materiais translúcidos em 10 por cento da cobertura, para maximizar o aproveitamento da luz natural, e a instalação de iluminação LED são opções adotadas para um melhor desempenho energético e ambiental do novo edifício, projeto que representou um investimento global de 150 mil euros.

A estas medidas energeticamente eficientes, acresce a instalação de painéis fotovoltaicos e de materiais termicamente mais eficientes no isolamento e nas caixilharias. “Tudo isto contribui para minimizar a fatura energética e para a redução da pegada ecológica da junta”, frisou Nuno Costa.

O autarca adiantou ainda que o Polo Operacional de Monte Belo está incluído numa obra faseada, a qual começou, assim, “pela necessidade mais urgente da Junta de Freguesia de São sebastião”, e a que se segue a construção de um auditório para 250 pessoas, ainda no atual mandato, e a deslocalização da sede da junta.

“Embora não estivesse inicialmente prevista a construção do auditório, considerou-se que a concretização do mesmo era importante uma vez que não existe na freguesia uma sala com estas características”, esclareceu Nuno Costa sobre o auditório destinado a acolher iniciativas da comunidade escolar e do movimento associativo.

Para a terceira e última fase do Polo Operacional de Monte Belo, adiantou o autarca, “está prevista a implementação, neste mesmo terreno, de uma nova sede da junta de freguesia, projeto que seguramente não se realizará neste mandato e que ainda não tem data prevista de execução”.

A inauguração do novo edifício operacional, contou com um apontamento musical pelo Quarteto de Fado Deolinda de Jesus, um beberete e a oferta de um cartaz, pela EB dos Pinheirinhos, com desenhos elaborados por crianças, como agradecimento à junta pelo apoio na realização da festa de final de ano daquela escola.