Praia de Galapos | acesso principal requalificado

A Praia de Galapos, no Parque Natural da Arrábida, dispõe de renovadas condições para aceder ao areal, resultado de uma beneficiação que facilita as deslocações pedonais e salvaguarda o acesso a veículos de emergência.


A requalificação executada naquela zona balnear setubalense, uma operação conjunta da APA – Agência Portuguesa do Ambiente e da Câmara Municipal de Setúbal, foi executada com o duplo objetivo de garantir melhores acessibilidades pedonais e também de reforçar as condições de segurança.

O reabilitado acesso principal ao areal da Praia de Galapos dispõe agora de uma escada com corrimões em madeira para utilização pedonal e de um novo caminho rodoviário, que, em termos de circulação automóvel, poderá apenas ser utilizado por viaturas de emergência e dos concessionários.

A obra, um investimento de cerca de 160 mil euros concretizado nos primeiros meses deste ano, permitiu ainda assegurar a consolidação da arriba ao longo de todo aquele renovado trajeto pedonal e rodoviário, ação assegurada pela construção de um muro de suporte de terras.

A intervenção realizada na Praia de Galapos incluiu ainda a demolição de uma construção ilegal que funcionava como restaurante numa zona de elevado risco, sujeita ao galgamento do mar, tendo posteriormente a autarquia solicitado à APA a reabilitação do acesso principal ao areal.

Esta operação, que acrescenta valor turístico a uma das mais aclamadas praias da orla marítima setubalense, permite à Câmara Municipal de Setúbal avançar, no futuro, com mais ações de beneficiação das condições de usufruto da praia, nomeadamente ao nível de infraestruturas de saneamento.