Natal Solidário | cerimónia simbólica de entrega de prendas para o Internamento Pediátrico do Hospital de São Bernardo

A Câmara Municipal de Setúbal entregou na manhã de dia 21 diversos presentes de Natal ao Serviço de Pediatria do Hospital de São Bernardo, no âmbito de uma campanha solidária que visa promover a saúde e o bem-estar das crianças e dos jovens internados.


A ação enquadra-se na campanha “Natal Solidário”, organizada todos os anos pelo município com o objetivo de angariar e sensibilizar diversos agentes económicos da região para a doação de material de apoio médico, brinquedos diversos, artigos de puericultura e bens alimentares para os internados na ala pediátrica do Hospital de São Bernardo.

Em visita realizada na manhã de dia 21 à unidade de saúde pública de Setúbal, a presidente da autarquia, Maria das Dores Meira, afirmou que esta ajuda proporciona “apoio, conforto e carinho” àqueles que se veem obrigados a passar o Natal em meio hospitalar.

“Quem recebe uma prenda fica sempre agradado, mas em situações de doença ainda mais conforto dá”, sublinhou.

A autarca disse ainda que a campanha se enquadra no papel de responsabilidade social do próprio município e das entidades que se associaram nesta edição à iniciativa solidária, concretamente as farmácias Sália, Cunha Pinheiro e Higiene de Azeitão e o concessionário C. Santos VP.

Os presentes entregues consistem numa cadeira de duche, uma televisão, uma pequena viatura elétrica para as crianças se deslocarem dos quartos para a sala de cirurgia e brinquedos variados.

Igualmente presente na cerimónia simbólica de entrega de presentes, realizada na sala de sessões do Hospital de São Bernardo, o vereador com o pelouro da Saúde, Ricardo Oliveira, enalteceu o contributo e o apoio prestado diariamente pelos profissionais de saúde às crianças e jovens em internamento.

O presidente do conselho de administração do Centro Hospitalar de Setúbal, Manuel Roque, aproveitou para agradecer a oferta em nome de todos os profissionais de saúde e mostrou-se grato com a presidente da autarquia pela “solidariedade” demonstrada durante a atual crise sanitária provocada pela pandemia de Covid-19.

“Obrigada por nunca se ter esquecido de nós. Por se ter lembrado sempre de nós num ano especialmente difícil.”

Na entrega solidária de presentes estiveram presentes, entre outros, a diretora do serviço de Pediatria, Isabel Raminhos, o enfermeiro responsável pelo serviço de pediatria, Francisco Vaz, e responsáveis pelas áreas do marketing e das vendas do concessionário C. Santos VP.

Este ano não foi permitida a distribuição direta dos presentes nos quartos, de forma a respeitar as atuais regras de distanciamento da pandemia de Covid-19.

Atualmente, estão internadas no Serviço de Pediatria do Hospital de São Bernardo sete crianças e adolescentes.