Feira de Sant'Iago 2023 | Dia de Sant'Iago - Visita do presidente - Aniversario da Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal

O papel do movimento associativo na formação dos cidadãos foi enaltecido em 25 de julho pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins, na comemoração do sétimo aniversário da ACCSET – Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal, realizada na Feira de Sant’Iago.


A festa da ACCSET, realizada no pavilhão institucional, onde está patente uma exposição comemorativa do centenário da Confederação Portuguesa das Coletividades de Cultura, Recreio e Desporto, foi o último ponto de uma visita realizada pelo presidente da Câmara Municipal de Setúbal à Feira de Sant’Iago para assinalar o Dia de Sant’Iago, 25 de julho.

O autarca fez um pequeno périplo com uma primeira paragem no stand dos Serviços Municipalizados de Setúbal, que deram tema a um showcooking realizado no Espaço Enogastronómico com o objetivo de “promover a água 100 por cento de Setúbal, que é uma das melhores do mundo, associada à qualidade da gastronomia setubalense”, indicou o vereador Carlos Rabaçal no início do evento.

André Martins visitou depois alguns parceiros institucionais presentes no Pavilhão Municipal das Manteigadas e seguiu para uma entrevista no posto de rádio da feira de Sant’Iago, dinamizado pelo Jornal O Setubalense e a Rádio Popular FM, na qual destacou o ecletismo do programa do “maior certame popular do género realizado a sul do Tejo”.

O autarca terminou a visita na festa de aniversário da ACCSET, na qual reafirmou que as coletividades são uma das componentes da riqueza da sociedade.

“Em Setúbal, temos associações que trabalham em vários domínios e que assumem um papel determinante e fundamental na construção do futuro”, afirmou André Martins, destacando, igualmente, o espírito de voluntariado de todas as pessoas envolvidas no movimento associativo que “a par da sua atividade profissional e vida familiar, trabalham diariamente nas coletividades e reservam sempre algum tempo para dedicar aos outros”.

O trabalho desenvolvido pelos dirigentes associativos consubstancia uma missão de “ajudar os outros a serem cidadãos de pleno direito, a assumirem responsabilidades nos vários domínios da sociedade, a terem uma voz e a afirmarem essa voz no coletivo”.

Fundada em 2016, a ACCSET tem desempenhado um “papel fundamental no apoio às coletividades que, muitas vezes, não têm a capacidade e a disponibilidade para tratar de determinados assuntos que são marginais à sua atividade própria da associação como questões ligadas à formação e problemas burocráticos”.

André Martins reafirmou, igualmente, a disponibilidade da Câmara Municipal de Setúbal para apoiar e acompanhar as coletividades “dentro das disponibilidades nestes tempos que são difíceis para todos”.

Em 2022, a autarquia decidiu criar um fundo de apoio à prática desportiva e à fruição e criação cultural a atribuir a entidades e associações culturais e desportivas do concelho em 2023 no valor de 250 mil euros.

“Era importante dar este apoio que, embora pouco, é importante na atual situação de crescimento inflacionista e em que somos assolados pelos efeitos da guerra.”

André Martins garantiu que esta medida extraordinária de apoio ao movimento associativo pode ser renovada em 2024 na eventualidade de a crise persistir.

“Queremos que as coletividades se sintam apoiadas pelo poder local. Esperemos que não seja necessário, pois é sinal de que a situação está a melhorar. Caso contrário, aqui estaremos para renovar esta decisão excecional.”

Na cerimónia comemorativa do sétimo aniversário da ACSET, o presidente da Assembleia Geral, Nuno Soares, lembrou que a associação “foi criada por vontade das coletividades do concelho” e contou com os contributos de todos durante o processo de criação.

“Assim nasceu esta associação que tem como lema “unir para melhor servir”. Só com a força de todos conseguimos servir as coletividades.”

A festa contou, igualmente, com intervenções dos presidentes das juntas de Freguesia de São Sebastião, Nuno Costa, de Gâmbia-Pontes-Alto da Guerra, Luís Custódio, e do Sado, Marlene Caetano, que valorizaram o papel desempenhado pelas coletividades na dinamização cultural e desportiva do concelho e manifestaram a disponibilidade das respetivas autarquias para continuar a apoiar o movimento associativo.

Tudo sobre a Feira de Sant’Iago está disponível nesta ligação ou através da app para dispositivos móveis com sistemas Android ou iOS.

 

Documentos Relacionados