Jantar com agentes turísticos de Setúbal - Casa da Baía - presidente da Câmara Municipal de Setúbal, André Martins

O presidente da Câmara Municipal, André Martins, revelou a 1 de junho que a procura turística em Setúbal cresceu 60 por cento no primeiro trimestre de 2023, o que atribui à estratégia municipal de promoção turística e à capacidade de resposta dos operadores.


Num jantar realizado na Casa da Baía, que reuniu mais de cinco dezenas de representantes de cerca de 45 agentes turísticos da região, o presidente André Martins sublinhou que os primeiros meses de 2023 na região dão continuidade à tendência do “bom desempenho” registado em 2022, de acordo com dados divulgados pela Entidade Regional de Turismo de Lisboa.

“Só no primeiro trimestre registou-se um crescimento da procura turística na ordem dos 60 por cento no concelho. Estes resultados dão sequência a um bom desempenho que vem de 2022, com Setúbal a manter e a reforçar o posicionamento no seu perfil turístico nos principais mercados de Portugal, Espanha, Brasil, França e Itália”, adiantou o autarca.

Depois de em 2021 as viagens domésticas terem impulsionado a melhoria do setor a nível nacional, “regressou em 2022 a confiança no turismo” e “tudo indica que 2023 irá ultrapassar as expectativas”, com o início do ano a revelar-se “muito bom” na procura turística na região e a aposta nos produtos sol e mar, gastronomia, natureza e enoturismo a criar mais oportunidades de negócio.

Setúbal tem aumentado a procura e “foi mesmo um dos municípios da região de Lisboa com menor quebra no turismo durante a pandemia”, sendo que os dados oficiais mais recentes indicam que “passou a ser o quarto município mais relevante” do ponto de vista turístico.

De acordo com os números oficiais, na comparação entre os anos 2019 e 2020, Setúbal foi um dos concelhos da região de Lisboa com menor quebra no turismo, com uma redução de 46 por cento, face às perdas de 71,5 por cento a nível regional e de 63,2 por cento a nível nacional

Para o presidente da Câmara Municipal, “esta resiliência e os relativamente bons resultados turísticos de Setúbal estão relacionados com o perfil e a experiência turística que potencia a procura”.

André Martins sublinhou que a autarquia tem executado uma estratégia de promoção turística com base na sustentabilidade dos recursos do destino, “recusando ações de incentivo ao turismo de grande escala e apostando antes num turismo segmentado e em respeito pelas comunidades locais”.

André Martins apontou que a identidade, a sustentabilidade e a inclusão são os principais eixos da estratégia do turismo em Setúbal e destacou que “o forte relacionamento e a interação permanente com os agentes turísticos têm permitido a concertação da estratégia e do posicionamento em mercados nacionais e estrangeiros”.

Segundo o presidente do município, o turismo assume um papel “fundamental” no apoio a alguns setores económicos da região.

São os casos do crescimento da restauração e do aumento de microempresas de animação turística que têm potenciado novos produtos turísticos, o que contribui para a “valorização do tempo de estadia do visitante nacional e estrangeiro na região”.

O autarca reafirmou a aposta de Setúbal como um “destino turístico estruturado ao longo de toda a cadeia de valor”, reconhecido “pela sua identidade e diferenciação das experiências oferecidas, com preocupações centrais ao nível da sustentabilidade e autenticidade”.

O concelho apresenta-se como um destino com um “leque bastante alargado de produtos turísticos, direcionado para duas das suas maiores riquezas naturais, a Serra da Arrábida e o Estuário do Sado”, com uma oferta de atividades de turismo de natureza, aventura e componente náutica.

No que diz respeito à componente urbana, apontou o facto de estarem localizados em Setúbal “alguns dos monumentos mais emblemáticos e identitários da região, como o Convento de Jesus, o Mercado do Livramento e o Museu do Trabalho Michel Giacometti”, aos quais se juntam as típicas aldeias de Azeitão.

A gastronomia, assente na qualidade do peixe e das ostras, é, de acordo com André Martins, “outra âncora na estruturação do produto turístico”.

O município tem apostado na consolidação da marca e da oferta turística ao longo dos últimos anos com a presença em feiras de turismo estratégicas nos mercados externos de interesse e em diversas publicações nacionais e internacionais, bem como com a realização de iniciativas como press e fam trips para apresentar os produtos turísticos dos operadores locais.

No encontro com os agentes turísticos locais, o autarca reafirmou que os objetivos da Câmara Municipal de Setúbal passam por “afirmar o turismo como hub para o desenvolvimento económico, social e ambiental na região”, integrado no Plano Estratégico Nacional para o Turismo 2027.

O posicionamento de Setúbal como “um dos destinos turísticos mais competitivos e sustentáveis da região de Lisboa” e o reforço da identidade e autenticidade como fator diferenciador na oferta nacional e internacional, assente, igualmente, na aposta em nichos de mercado para diversificar a oferta e combater a sazonalidade, são pontos da estratégia municipal.

A autarquia está, igualmente, a trabalhar no reforço da visibilidade da marca turística e das empresas locais no mundo digital, com a preparação de uma candidatura a fundos comunitários para o desenvolvimento de um projeto que permitirá alavancar o destino de Setúbal como uma das cidades europeias na rede Smart Tourism Destination.

O presidente André Martins enalteceu o trabalho desenvolvido pelos operadores turísticos locais no âmbito da defesa e promoção da marca turística de Setúbal e garantiu o apoio da Câmara Municipal para que “continuem a apostar numa oferta de qualidade”.