A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Setúbal, começa no dia 4, às 20h30, com uma atuação do grupo de gaiteiros Bardoada pelas ruas da Baixa da cidade, périplo que termina no Pátio do Dimas, localizado na Casa da Cultura.

O programa que assinala o primeiro aniversário da Casa da Cultura inclui ainda, no dia 5, a partir das 10h30, um atelier de música e de instrumentos desenvolvido pela Sociedade Musical Capricho Setubalense, às 11h30, a inauguração de uma exposição evocativa do Círculo Cultural de Setúbal, às 16h00, na Sala José Afonso, a conferência "Diderot e o Iluminismo", e, às 21h30, no mesmo espaço, uma tertúlia evocativa do Círculo Cultural de Setúbal, tudo de entrada gratuita.

No dia 6, igualmente de entrada livre, decorre, à entrada da Casa da Cultura, às 15h30, a performance poética "Poesia à la carte", e, no Café das Artes, às 16h00, a tertúlia "Conversas sobre o Círculo Cultural de Setúbal".

O programa comemorativo do primeiro aniversário da Casa da Cultura é organizado pela Câmara Municipal em parceria com a Associação José Afonso, o Centro de Estudos Bocageanos, associação Artiset, Sociedade Musical Capricho Setubalense, Café das Artes e empresa DDLX.

A Casa da Cultura, polo de concentração cultural e gerador de novas dinâmicas sociais, é dinamizada pela Câmara Municipal de Setúbal e tem atividades de música, cinema, teatro, dança e fotografia, entre outras, dinamizadas regularmente por associações da cidade, algumas delas com espaços próprios no imóvel.

Este local de fruição e partilha cultural setubalense, inaugurado a 5 de outubro de 2012, num requalificado edifício histórico da cidade, conta com centros de documentação, espaços para a música e para as artes plásticas, áreas multiusos e zonas de lazer e restauração.

O equipamento possui ainda biblioteca, livraria, discoteca, videoteca e uma área de comercialização das produções da Casa da Cultura e de obras relacionadas com a atividade das associações parceiras.