A Câmara Municipal de Setúbal aprovou no dia 5, em reunião pública, a celebração de um protocolo de colaboração com a Associação Garrrbage para apoio de despesas de funcionamento.


O acordo, a celebrar em breve e válido por 12 meses, envolve a atribuição de um subsídio de 1000 euros, para apoio às despesas de funcionamento da associação criada no âmbito do programa municipal Nosso Bairro, Nossa Cidade, em desenvolvimento desde 2012 no território da Bela Vista.

O protocolo tem como objetivo “o estabelecimento das bases de cooperação ambiental, cultural, formativa e social” entre a Câmara Municipal e a Associação Garrrbage, “designadamente no desenvolvimento de atividades que envolvam a comunidade da área do município de Setúbal, em geral, e do Bairro da Bela Vista e zona envolvente, em particular”.

No âmbito do acordo a celebrar, a autarquia assegura também o apoio logístico e material a iniciativas a favor da comunidade e apoia a promoção e divulgação das iniciativas da associação nos meios promocionais municipais.

Já a Garrrbage compromete-se a garantir, pelo menos, um representante da associação em iniciativas de promoção e divulgação do programa municipal “Nosso Bairro, Nossa Cidade”

A associação, sem fins lucrativos, fica também responsável por assegurar a doação de mobiliário e outros bens a famílias carenciadas, quando disponíveis, e, dependendo do tipo de iniciativa, a mencionar o município de Setúbal enquanto parceiro ou coorganizador nos meios de divulgação.

A Garrrbage foi criada na sequência do projeto Garrrbage – Grupo de Ação pela Recolha, Reabilitação e Reutilização de Bens Aproveitáveis – gerações ecologistas, dinamizado no território da Bela Vista desde 2014.

Inicialmente, o projeto destinava-se apenas à recolha e ao restauro de mobiliário inutilizado, posteriormente reutilizado e encaminhado para os mais necessitados, em forma de doação, troca ou venda.

Em 2019, a constituição como Associação de Solidariedade Social permitiu ao Garrrbage alargar o leque de atuação e apostar, sobretudo, no desenvolvimento de atividades culturais e recreativas e projetos na área da formação, através de candidaturas a programas de financiamento governamentais e comunitários.