Rampa da Arrábida 2018

As emoções do desporto motorizado estão de regresso a Setúbal, com a Rampa PêQuêPê da Arrábida 2019, este ano novamente inscrita no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, a debitar adrenalina de velocidade e perícia nos dias 7 e 8 de setembro.


A competição sadina de automobilismo organizada pelo Clube de Motorismo de Setúbal, com o apoio da Câmara Municipal de Setúbal, foi este ano apresentada oficialmente de forma inovadora, com todas as novidades da prova a serem conhecidas na tarde de dia 9 através de um vídeo promocional divulgado online.

Uma das novidades diz respeito ao aumento do percurso de pista, agora com mais cerca de 600 metros, um novo troço criado logo na parte inicial, incluindo a zona de partida, que acrescenta mais qualidade e desafios aos pilotos que participam este ano na Rampa PêQuêPê da Arrábida 2019.

Nesta edição, a organização da prova decidiu ainda atribuir nomes a algumas das curvas mais emblemáticas do percurso, oito das quais batizadas com os locais que recebem provas do campeonato nacional, designadamente Penha, Falperra, Serra da Estrela, Santa Marta, Caramulo, Porca de Murça, Arrábida, e Boticas.

A curva antes da meta, com uma zona de miradouro que oferece uma vista privilegiada sobre a cidade e uma das mais belas baías do mundo, ganhou também um nome especial, neste caso numa homenagem muito pessoal da organização ao setubalense José Augusto Machado.

Pedro Queiroz Pereira, antigo piloto de competição automóvel e empresário, falecido no ano passado aos 69 anos, é homenageado nesta prova que, este ano, tem como ponto nevrálgico de operações as instalações da fábrica do Outão da Secil, tanto no interior como no exterior, ao receber o Parque de Assistência.

A Rampa PêQuêPê da Arrábida 2019, com entrada gratuita e que dispõe, ao longo do percurso, de zonas dedicadas para o público assistir à prova em segurança, é a terceira edição da carismática competição setubalense que, em 2017, regressou ao calendário desportivo do automobilismo nacional após um interregno de 11 anos.

No dia 7, no período da manhã, a rampa reserva verificações técnicas entre as 09h00 e as 12h00, enquanto na parte da tarde há subidas de treino entre as 14h00 e as 18h00. No dia seguinte, a 8, os motores fazem-se ouvir na estrada, em competição, entre as 10h00 e as 15h30, com a cerimónia de entrega de prémios agendada para as 16h00.

O público pode ainda assistir gratuitamente às verificações técnicas que se realizam no dia 6, a partir das 15h00, na zona da Praia da Saúde, localizada na Avenida José Mourinho, local no qual se realiza uma sardinhada de convívio e, às 21h30, uma partida simbólica dos participantes em direção à Arrábida.

A Rampa PêQuêPê da Arrábida 2019 é a sétima prova do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, competição nacional organizada Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting iniciada em abril, na Penha, e que termina a 28 e 29 de setembro, em Boticas.