A Câmara Municipal de Setúbal deu as boas-vindas aos mais de 1200 novos alunos do Instituto Politécnico de Setúbal numa receção ao caloiro que decorreu, na manhã do dia 27, defronte dos Paços do Concelho.


Pintados e decorados a rigor com enfeites diversos e a envergar as t-shirts que os identificam como “estefanilhos”, nome por que são conhecidos os alunos do IPS, os caloiros entram na Praça de Bocage e rodeiam a estátua numa espécie de saudação ao poeta.

“ESCE, olé!”, ouve-se cantar de um lado da estátua. São as tradicionais cantorias de apoio às escolas do IPS – Instituto Politécnico de Setúbal onde entraram este ano para frequentar licenciaturas de diversas áreas.

A resposta não se faz esperar e do outro lado o coro está bem ensaiado: “ESSE, olé!”

Os veteranos e padrinhos dão, entretanto, a ordem para seguirem para defronte dos Paços do Concelho, onde se devem sentar para ouvir as palavras de boas-vindas do vereador com o pelouro da Juventude na autarquia, Pedro Pina.

Alguidares de plástico, capacetes de obras e lenços na cabeça ajudam a proteger do sol, enquanto se arrumam da melhor forma e tentam descansar no final de um percurso iniciado às 10h00, no campus do IPS, com uma paragem na Junta de Freguesia de São Sebastião onde um membro do executivo deu as boas-vindas a todos.

Já na Praça de Bocage é a vez de o vereador Pedro Pina se dirigir aos estudantes que iniciam agora uma nova etapa no ensino. “Espero que deixem a vossa marca em Setúbal. Esta é uma cidade que se constrói com aquilo que cada um quer cá deixar.”

O autarca espera que os novos habitantes de Setúbal contribuam para construir “uma escola melhor e uma cidade melhor” e desejou “os maiores sucessos a todos”.

Após terminar o discurso, Pedro Pina percebeu que no meio da multidão se encontrava o cantor Nuno Guerreiro, vocalista da banda Ala dos Namorados, e desafiou-o a cantar um pouco para dar as boas-vindas aos caloiros.

O cantor, residente em Setúbal, acedeu e surpreendeu os presentes com o refrão do conhecido tema “Loucos de Lisboa”.

Depois da receção, a Semana de Acolhimento do IPS, uma organização da Associação Académica com o apoio do Instituto Politécnico de Setúbal, prossegue no Largo José Afonso com um almoço-convívio.

Durante a tarde realiza-se o tradicional batismo do caloiro, na Praia da Saúde.

 

Documentos Relacionados