Agenda Acontece | Apresentação | APP

“Acontece” é o nome da nova agenda digital de eventos culturais e de lazer dos concelhos da Associação de Municípios da Região de Setúbal, projeto que passou ontem a estar disponível ao público.


“Só faz sentido um projeto desta natureza numa região como esta”, sublinhou o presidente da Associação de Municípios da Região de Setúbal (AMRS), Rui Garcia, referindo-se à grande quantidade e variedade de agentes culturais com produção regular de iniciativas neste espaço territorial.

A “Acontece” disponibiliza, numa única plataforma, as agendas culturais e de lazer de oito dos nove municípios da AMRS, concretamente Alcochete, Barreiro, Moita, Montijo, Palmela, Seixal, Sesimbra e Setúbal, e também os municípios de Alcácer do Sal e Santiago do Cacém.

O projeto, conduzido pela AMRS e desenvolvido em parceria com os vários municípios envolvidos, está disponível, gratuitamente, em www.aconteceagenda.pt, para acesso preferencial em computadores, enquanto, para dispositivos móveis, pode ser descarregada uma app para sistemas Android e iOS.

“Esta agenda permite que quem visite a região de Setúbal tenha os seus dias preenchidos onde quer que se encontre”, salientou Rui Garcia, que falou durante a apresentação oficial da “Acontece”, realizada ontem no Convento de S. Paulo, em Setúbal.

A nova agenda regional permite a pesquisa de eventos por municípios, mas também por categorias temáticas, no total de 11, com a particularidade de, nas apps desenvolvidas para Android e iOS, ser possível aos utilizadores consultarem a atividade agendada através de um mapa, beneficiando, assim, da funcionalidade de georreferenciação de eventos implementada na “Acontece”.

“É, na realidade, uma coisa simples, mas, como tantas coisas simples, ainda não estava feita”, destacou Rui Garcia.

Filipa Bonita, da AMRS, responsável pela condução do projeto, salientou, durante a apresentação da agenda, que a plataforma permite aos utilizadores um conjunto de funcionalidades que simplificam a sua utilização e potenciam a divulgação das atividades.

“Pode-se, por exemplo, além da partilha de conteúdos nas redes sociais, tão habitual hoje em dia, guardar eventos nos calendários dos telemóveis, tablets ou computadores”, destacou Filipa Bonita, acrescentado que vê na nova agenda regional “uma aplicação que é bastante intuitiva, apelativa e fácil de usar”.

A apresentação da “Acontece”, disponível desde ontem online e nas plataformas Android e iOS, contou ainda com a participação da secretária-geral da AMRS, Sofia Amaro Martins, e representantes dos vários municípios parceiros do projeto, numa cerimónia que incluiu um momento musical com A Garota Não., projeto da cantora e compositora setubalense Cátia Oliveira.