Parcialmente nublado
Campo de Férias Jovem

Está a decorrer, desde o dia 24 de junho, o Campo de Férias Jovem, programa de ocupação de tempos livres organizado pela Junta de Freguesia de São Sebastião, em parceria com o Teatro do Elefante, que proporciona atividades pedagógicas e de lazer a crianças dos 6 aos 12 anos residentes na freguesia.


O projeto, pensado para ajudar as famílias residentes na freguesia de São Sebastião a ocupar os tempos livres dos seus educandos durante a pausa letiva, conta este ano com a participação de 135 crianças e oferece um vasto e diversificado plano de atividades.

Além de oferecer atividades lúdicas, como idas à praia e à piscina, o projeto proporciona momentos dedicados à expressão artística, ao desenvolvimento da criatividade e à participação cidadã.

Durante as quatro quinzenas do programa, as crianças visitam diversos espaços de lazer da freguesia, como o Jardim das Energias, nas Escarpas de Santos Nicolau e o Parque Verde da Bela Vista, bem como de outros locais do concelho, como, por exemplo, o Parque Urbano de Albarquel, o Jardim da Algodeia e o Parque do Bonfim.

O programa vai também a outros concelhos como Sesimbra, Lisboa e Sintra, nos quais são desenvolvidas várias ações como peddy paper e jogos tradicionais.

Passeios e visitas culturais também não faltam, sendo exemplo disso as excursões programadas ao Museu da Marioneta, ao Museu dos Coches, ao Planetário e ao Palácio da Pena. Promovendo o contacto com o património natural da região, o programa incluiu também passeios de barco pelo rio Sado.

Na área desportiva, as crianças têm, por exemplo, a oportunidade de participar numa aula de iniciação ao meio aquático com pranchas de surf e bodyboard, na Lagoa de Albufeira, sessões de canoagem no Parque Urbano de Albarquel e de andebol no Pavilhão do Vitória Futebol Clube, com o objetivo de desenvolver o gosto pela atividade física e por estas modalidades em particular.

O Campo de Férias Jovem, que conta com a parceria do município de Setúbal, do movimento associativo e de empresas da região, representa uma oportunidade de proporcionar às crianças experiências de qualidade a nível cultural, artístico e desportivo às quais não têm acesso diariamente.