Orquestra de Jazz de Setúbal apresentou álbum de estreia

A Orquestra de Jazz de Setúbal abriu o 13.º do Círculo de Jazz Fest com um concerto realizado na noite de 16 de fevereiro, no Fórum Municipal Luísa Todi, em que apresentou o seu álbum de estreia, baseado na obra de José Afonso.


A formação, com direção artística e executiva de Luís Cunha e Sérgio Gabriel, deu a conhecer o novo projeto musical “Em cada esquina um amigo”, programado no âmbito das comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

O concerto, que teve como convidado o pianista e compositor Carlos Azevedo, deu início ao programa do Círculo de Jazz Fest 2024, organizado pela Câmara Municipal de Setúbal em colaboração com a Escola de Jazz e Música Improvisada da Sociedade Musical Capricho Setubalense.

A primeira noite de espetáculos do evento jazzístico reservou ainda, na Sociedade Musical Capricho Setubalense, um concerto com Duarte Ventura Quarteto, formação liderada por Duarte Ventura, vencedor do Prémio Jovens Músicos 2023 na categoria jazz combo.

No dia seguinte, a 17, a música voltou ao Fórum Municipal Luísa Todi, com o pianista norueguês Tord Gustavsen, acompanhado de Steinar Raknes e Jarle Vespestad, a apresentar novas sonoridades de ritmos jazzísticos no mais recente trabalho “Opening”.

A segunda noite da edição 2024 do Círculo de Jazz Fest terminou com uma jam session na Capricho Setubalense, com abertura a cargo dos músicos Luís Cunha, trompete, Bernardo Tinoco, saxofone, João Espadinha, guitarra, Emanuel Inácio, contrabaixo, e António Carvalho, bateria.

O festival prossegue no dia 23, às 21h00, com um concerto em dose dupla no Cinema Charlot – Auditório Municipal, no qual atuam a compositora e guitarrista norte-americana Jesca Hoop e o músico português Sérgio Alves, que traz a Setúbal o projeto musical de funky jazz e soul Azar Azar. Os bilhetes custam 10 euros.

O último dia da programação do Círculo de Jazz Fest, a 24, reserva três espetáculos, o primeiro às 16h00, na Casa da Cultura, com a apresentação dos combos de alunos de alunos da Escola de Jazz e Música Improvisada da Sociedade Musical Capricho Setubalense. As entradas custam a 5 euros.

Mais tarde, o contrabaixista e compositor Carlos Bica, um dos músicos de jazz portugueses com maior projeção internacional, dá um concerto às 21h00 no Fórum Municipal Luísa Todi em formato de quarteto, acompanhado do saxofonista José Soares, do vibrafonista Eduardo Cardinho e do guitarrista Eduardo Cardinho. Bilhetes a 15 euros.

A 13.ª edição do Círculo de Jazz Fest encerra na Sociedade Musical Capricho Setubalense com um concerto de Nomad Nenúfar, às 23h00, com sonoridades eletroacústicas exploradas pelos multi-instrumentistas Bernardo Tinoco e Tom Maciel e pelo baterista João Pereira. Os bilhetes custam 5 euros.

O evento começou a 27 de janeiro com um concerto de apresentação por Tó Trips Trio, no qual o guitarrista português regressou a Setúbal acompanhado de António Quintino e Helena Espvall para apresentar o mais recente trabalho, “Popular Jaguar”, em concerto realizado no Cinema Charlot – Auditório Municipal.