Uma degustação comentada, gratuita, com uma série de pratos servidos, dia 14, no Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, assinalou o encerramento da Semana do Salmonete, evento que colocou este pescado em destaque nas ementas dos restaurantes de Setúbal.


O chef Luís Alves, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, uma das entidades que apoiou a iniciativa, dinamizou a degustação, na qual participaram cerca de três dezenas de pessoas, que, em paralelo, puderam apreciar vinhos da Bacalhôa.

A importância do salmonete e uma breve resenha histórica sobre o Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, fundado em 1976, foram temas abordados na sessão, que assinalou o desfecho desta semana gastronómica.

Entre os dias 6 e 15 de outubro, 41 restaurantes do concelho incluíram nas ementas pratos especialmente preparados com salmonete com ingrediente principal.

A Semana do Salmonete incluiu ainda uma oficina pedagógica a partir do conto de António Sérgio “História da Baleia”, na Biblioteca Pública Municipal de Setúbal.

A edição deste ano da semana gastronómica contou o apoio da Docapesca, da Escola de Hotelaria e Turismo de Setúbal, da Comissão Vitivinícola Regional da Península de Setúbal, da ADREPES – Associação de Desenvolvimento Regional da Península de Setúbal, do projeto “Enoturismo: um Mosaico de Experiências”, do Centro Cultural e Desportivo de Brejos de Azeitão, do Programa de Desenvolvimento Rural 2024-2020 e do programa Portugal 2020.

A promoção da gastronomia local a partir de ingredientes típicos e de excelência no concelho são os principais objetivos desta iniciativa municipal.