A iniciativa partiu daquele grupo da CBSS, que, num espírito de camaradagem e solidariedade, decidiram utilizar os dias de descanso para integrar as equipas que estão destacadas no combate ao fogo florestal naquela zona de Portugal, em concreto nas áreas de Fafe e Baltar.

Os operacionais trabalham em conjunto com o GIPS – Grupo de Intervenção de Proteção e Socorro, unidade da GNR com a qual a Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal realizou dois cursos de formação de cinco semanas na área de busca e resgate em estruturas colapsadas.

O grupo que partiu para Penafiel, além de auxiliar o combate ao incêndio, desempenhando funções de primeira intervenção na frente de fogo, assim como trabalhos de consolidação e rescaldo, adquire mais experiência profissional num cenário geográfico com características diferentes da região.

O apoio prestado pelos oito operacionais de Setúbal às forças de proteção e segurança destacadas em Penafiel não interfere nas escalas e serviços regulares da CBSS nem acarreta encargos adicionais para a Autarquia.

A Associação Humanitária Bombeiros Voluntários de Setúbal, instituição que integra o Dispositivo Especial de Combate a Incêndios Florestais 2013, também esteve presente com uma equipa e uma viatura em teatros de operações no Norte do País.