A sexta edição em Setúbal do Hospital dos Pequeninos ajudou os mais novos a combater ansiedades hospitalares

O vereador da Câmara Municipal de Setúbal Pedro Pina destacou a 6 de abril, na abertura de mais um Hospital dos Pequeninos, o contributo da iniciativa na esfera educativa, a qual ajuda os mais novos a perder medos hospitalares.


“Esta é uma iniciativa interessante e importante porque ajuda a desmistificar nos mais novos os receios dos cuidados médicos”, afirmou o vereador com o pelouro da Saúde na autarquia, na sexta edição em Setúbal do Hospital dos Pequeninos, realizada nos dias 6 e 7 de abril no cais 3 do porto.

A iniciativa, promovida pela Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina de Lisboa, com o apoio local da Câmara Municipal e da Administração dos Portos de Setúbal e Sesimbra, procurou reduzir o medo e a ansiedade que as crianças sentem quando têm de ir a um hospital ou estão com um profissional de saúde.

“Infelizmente, temos um país ainda com uma grande iliteracia na área da saúde infantojuvenil, adulta e sénior. Por isso, quando mais sensibilizarmos para esta questão, desde tenra idade, mais fácil essa consciencialização é feita”, realçou o autarca em visita ao Hospital dos Pequeninos.

Pedro Pina, ao destacar o “trabalho extraordinário da iniciativa”, a qual, “através de formas pedagógicas e didáticas, contribui para desconstruir mitos”, realçou que os futuros médicos “têm um papel muito importante no país”, em particular, além da atividade profissional, na “preocupação e dignidade humana”.

Nesta 6.ª edição em Setúbal, com o tema “O Mundo Encantado”, o hospital foi visitado pela pequenada que, acompanhada de bonecos que apresentam as mais variadas queixas para fazerem de pacientes, tiveram oportunidade de ficar a conhecer diferentes valências hospitalares.

Depois de aguardarem na sala de espera, os bonecos das crianças passaram pela triagem, onde foram sujeitos a uma primeira observação e posteriormente encaminhados para as várias especialidades médicas patentes no hospital de brincar, como patologia clínica, dentária e cirurgia.

“Estamos a construir pontes, sobretudo com as crianças que têm ansiedade e dificuldades em aproximar-se dos profissionais de saúde”, enalteceu o vice-presidente da Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina, Alexandre Coragem, ao vincar “o grande impacte” que a iniciativa tem nas crianças.

Na abertura do evento, o estudante agradeceu à Câmara Municipal de Setúbal “por reconhecer a importância e acolher esta iniciativa, num fim de semana intenso, em que esperamos que o máximo de crianças entrem e saiam com o máximo de alegria e com a confiança de que ir ao médico não é mau”.

O Hospital dos Pequeninos, que em Portugal já conta com 22 edições, foi iniciado pela European Medical Students Association, numa organização constituída por várias associações de estudantes de medicina no espaço europeu, e incluiu a participação de países como Suécia, Alemanha, Áustria, Croácia e Reino Unido.

O projeto constitui ainda ser uma mais-valia para os estudantes universitários que acompanham as atividades no Hospital dos Pequeninos, na medida em que estes também aprendem e começam a desenvolver formas de interação com as crianças num contexto hospitalar.