Vereador Pedro Pina preside à comissão organizadora do Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si”, que agendou a segunda edição para 23 de novembro.

A comissão organizadora agendou para 23 de novembro a realização do segundo do Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si”, no qual vão ser apresentados o Perfil e o Plano de Desenvolvimento de Saúde de Setúbal atualizados.


A decisão foi tomada na reunião da comissão organizadora do Fórum realizada em 26 de janeiro na Sala de Sessões da Câmara Municipal, dirigida pelo vereador Pedro Pina, na qual foi também deliberado constituir as comissões de revisão do Perfil de Saúde de Setúbal e do Plano de Desenvolvimento de Saúde de Setúbal.

A reunião da comissão organizadora do Fórum de Saúde “Setúbal a Pensar em Si”, iniciativa promovida pela Câmara Municipal, foi antecedida por uma reunião da comissão científica do projeto.

A comissão organizadora, que volta a ter uma sessão de trabalho no dia 3 de abril, às 10h30, debateu as propostas de orientações prioritárias e áreas de atividade a promover no ano de 2023, bem como um conjunto de iniciativas a levar a cabo nos respetivos âmbitos, a desenvolver por grupos de trabalho que ficaram definidos na reunião.

A promoção da saúde dos grupos mais vulneráveis e a correção de desigualdades territoriais em saúde são as orientações de trabalho prioritárias. As áreas de intervenção a priorizar são o acesso aos cuidados de saúde, a promoção do envelhecimento ativo, o apoio a cuidadores formais e informais, a promoção da saúde mental, a continuidade dos cuidados a prestar aos doentes e a sustentabilidade social e ambiental da saúde.

Foi informado que o Conselho Local de Ação Social (CLAS) de Setúbal designou a EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza como entidade representante das Instituições Particulares de Solidariedade Social na comissão organizadora do Fórum.

A reunião contou com a presença de representantes da Câmara Municipal de Setúbal, Agrupamento de Centros de Saúde Arrábida, Instituto Politécnico de Setúbal, Associação Nacional de Farmácias, Juntas de Freguesia, Conselho Municipal de Educação, Confederação Portuguesa das Pequenas e Médias Empresas, Associação Industrial de Setúbal, Serviço Municipal de Proteção Civil e Bombeiros, Associação das Coletividades do Concelho de Setúbal e Hospital da Luz de Setúbal.

Não puderam estar presentes, por motivo de agenda, representantes do Centro Hospitalar de Setúbal e do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas.