Selo Verde do Município de Setúbal

A atribuição do Selo Verde, certificado de qualidade que estimula e reconhece boas práticas ambientais promovidas em Setúbal por agentes de diversos setores da sociedade, é feita no dia 5 de junho, às 10h00, em cerimónia a realizar no Parque do Bonfim.


O Selo Verde – Certificado de Qualidade Ambiental do Município de Setúbal, implementado numa parceria com a ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, resulta da adesão da autarquia ao Pacto de Autarcas, compromisso assumido pelos municípios de vários países europeus para a implementação, a nível local, de políticas e medidas que contribuam para a preservação e sustentabilidade do meio ambiente.

Os resultados e a atribuição do Selo Verde são conhecidos apenas na cerimónia, realizada no âmbito das comemorações do Dia Mundial do Ambiente, assinalado precisamente a 5 de junho, sendo que a certificação tem atualmente 18 entidades candidatas, entre sete empresas, três juntas de freguesia, sete escolas e uma coletividade.

Juntamente com o Selo Verde, a organização atribui às juntas de freguesia um apoio financeiro de até três mil euros e aos estabelecimentos de ensino de até 1500 euros para a implementação de medidas amigas do ambiente, como arranjos de espaços verdes e instalação de sistemas de iluminação de baixo consumo.

Às empresas e coletividades que recebam o Selo Verde é assegurada, de forma ampla, a divulgação e promoção da atribuição da certificação em canais comunicacionais da autarquia, nomeadamente em plataformas digitais, materiais promocionais e eventos de caráter turístico e ambiental.

A cerimónia de dia 5 inclui ainda o hastear da bandeira do Selo Verde, o lançamento da 2.ª edição do Selo Verde e a apresentação da nova edição do Guia de Boas Práticas Ambientais, documento de consulta rápida e com linguagem simples, que fornece aos munícipes um conjunto de recomendações úteis de preservação do meio ambiente.

O Parque do Bonfim é ainda palco de uma apresentação do jogo gigante das Maletas da Sustentabilidade, projeto desenvolvido pela ENA – Agência de Energia e Ambiente da Arrábida, que desafia os mais novos sobre as 17 “Metas do Planeta”, em formato de perguntas com três possibilidades de resposta.

Atribuído gratuitamente, o Selo Verde tem como objetivo o reconhecimento de práticas e ações que promovam a qualidade ambiental, nomeadamente quanto à gestão eficiente de resíduos, da energia, da água, da mobilidade e consumo sustentáveis e, sobretudo, na redução das emissões de dióxido de carbono.

O certificado de qualidade ambiental visa ainda incentivar o desenvolvimento de novos procedimentos de qualificação e certificação ambiental e, por outro lado, inventariar e conferir reconhecimento municipal de entidades que já procederam à sua qualificação e certificação ambiental.